Primeiro conquiste, depois venda

Esta semana, Seth Godin, um dos mais aclamados autores sobre marketing na internet, publicou uma história que, além de inspiradora, ensina a vender – em qualquer ambiente.

Ele conta a história de quando os parquímetros em nova York funcionavam com quarters (25 centavos). Naqueles tempos, ao andar pela rua, um homem chegou e perguntou “Você pode trocar quatro quarters por um dólar?” e mostrou os 4 quarters para o Seth. Ele entrou no jogo e deu uma nota de um pelas 4 moedas.

Foi quando o homem perguntou: “você pode me emprestar um quarter?”.

Este tipo de interação – em que primeiro você oferece algo e envolve o seu interlocutor, é quase sempre o melhor jeito de fechar um negócio. Primeiro se cuida da relação, se faz uma troca justa – provavelmente melhor para o usuário do que para quem oferece. Depois que o vínculo se formou, é muito mais difícil para o usuário dizer não. Se este mesmo homem o tivesse abordado e perguntado: “Você pode gastar um quarter?” ele seria invisível, não é?

O conselho, óbvio, é o que está no título do post: primeiro conquiste o vínculo. Isso exige doação de algo – um serviço? Uma garantia? Uma informação preciosa? Cada caso é um caso. Depois, corra para o negócio fechado.
Boas vendas!

4 opiniões sobre “Primeiro conquiste, depois venda”

  1. Claudio, obrigado pelo feedback. Esse mês temos novos recursos para esse processo, esperamos que com isso você perceba melhoria também na agilidade.

  2. Concordo com o colega aí em cima. Essa análise de cartão está demorada de mais. Já realizei compras, por exemplo, com o mercado pago do Mercado livre e demorou no máximo um dia de análise. Quem compra espera receber o produto o mais breve possível, precisa melhorar este ponto!

  3. Primeiro conquiste, depois venda e ainda se o PagSeguro não demorar para analisar o pedido e o cliente não pedir para cancelar a compra devido a demora na análise – ufa! venda realizada … heheh

    Já tivemos clientes reclamando da demora para análise do pagamento feito com cartão de crédito ameaçando cancelar a compra – comentando que quando compram em outras lojas o pedido é aprovado no máximo em até um dia! Em média tem durado de 2 a 3 dias! Fica nossa sugestão: mais rapidez na análise dos pagamentos em geral! Ta muito demorado!

Os comentários estão encerrados.