Como usar o Twitter para ampliar suas vendas

2909816334_8cd7c9972a_m

Nas últimas semanas, pipocaram matérias sobre o Twitter (a principal ferramenta de microblog) pela mídia tradicional. Folha, Fantástico e até o New York Times foram às ruas descobrir o que é que o passarinho azul tem.

Junto com o crescimento do uso do serviço, cresce a presença corporativa. O PagSeguro tem sua conta, onde divulga informações relevantes aos interessados em e-commerce e também uma conta específica para atender os nossos usuários (@pagseguro_sac) onde respondemos às dúvidas e reclamações.

Twitt, em inglês, é o trinar dos pássaros. O serviço oferece a transmissão de mensagens com no máximo 140 caracteres. O Twitter nasceu em 2006, ganhou enorme popularidade entre os heavy users em 2007 e popularizou-se em 2008.  Sua portabilidade é o pulo do gato que garante a liderança entre os serviços similares. Você pode tuitar (ou twittar, como preferir) na página do serviço na internet, programado, através de aplicativos no computador ou do celular. Isso permite aos twitters cobrir eventos ao vivo, mandar mensagens aos amigos (que lá são chamados de “seguidores”) ou convocar reuniões, além de apoiar causas, avisar sobre problemas do trânsito, terremotos ou outras notícias.

Seu crescimento deve-se, principalmente à agilidade – e código aberto, que permite a criação de aplicações que usam as informações ali publicadas de formas quase infinitas. O Ibope/NetRatings classifica o Twitter ser um “site de nicho”, focado em usuários de Internet mais experientes.

A presença de empresas no serviço – que já tem 6 milhões de usuários no mundo inteiro – é cada vez mais comum. O Twitter tem por principais qualidades estabelecer relações e, através delas, disseminar informação. Há empresas que estão no serviço há anos, como a Camiseteria e, por terem origem na comunidade, já sabem como usá-lo sem precisar de manual de instruções.

Quem chega agora e vê a pergunta “o que você está fazendo?” tende a não conquistar seguidores. Resultado: o usuário não conquista adesão e fica difícil passar a notícia à frente.  Fato é que perfis corporativos tendem a ter menos seguidores (não são escutados) e podem passar a funcionar não como relação, mas como um canal unidirecional (da empresa para fora).

Quem está no Twitter?
Em uma pesquisa, feita por Raquel Recuero e Gabriela Zago com os usuários do Twitter no Brasil, surgem dados interessantes. Um deles é que a idade média do usuário é de 26,4 anos. No geral, 78,6% dos respondentes está na faixa entre 20 e 30 anos.

A maioria está nos Estados da região Sudeste (53%), seguido pelo Sul (29%) e a seguir nas demais regiões. No aspecto de utilização, 68% deles “twitta” várias vezes por dia e 87% acompanha a comunidade na mesma medida. Qualificados como heavy users, 77% desse universo possui blog, 83% está no Orkut, 46% tem uma conta no Facebook e 54% no Flickr – todas comunidades sociais com grande densidade de pessoas. (as outras descobertas da pesquisa: Parte 2, Parte 3, Parte 4)

Direto ao ponto: eu conseguirei ampliar as vendas?

Os brasileiros, como descobriram as pesquisadoras, usam o Twitter com sentido informacional, portanto só quem confia em “você” (sua empresa) irá clicar em links. Construir credibilidade exige tempo, paciência e um tanto de escuta.

Mesmo assim, nada impede de usar o serviço para apresentar e divulgar promoções, novos serviços ou coletar opiniões. E isso significa aceitar que ali também podem surgir reclamações ou críticas – que devem ser respondidas de forma transparente e direta. O Twitter, hoje, é uma ótima fonte de tráfego para blogs e sites – o que indica que pode, sim, ajudar a aumentar as suas vendas.

Para que isso funcione eficientemente, será preciso construir credibilidade e, porque não?, oferecer algo mais que o seu serviço pura e simplesmente. A criatividade, aqui, é a mãe do sucesso. Voe com o passarinho azul e ganhe da concorrência.

Imagem: Mark’s Twitter Friends, no Flickr, em CC

4 opiniões sobre “Como usar o Twitter para ampliar suas vendas”

  1. Bom dia, Maria!

    Você pode criar um botão de pagamento que é o método mais simples e rápido de utilizar o PagSeguro em seu site.
    Acesse o link abaixo e crie um botão para cada produto que deseja vender:

    https://pagseguro.uol.com.br/desenvolvedor/botoes_de_pagamento.jhtml

    Caso tenha mais alguma dúvida técnica, retorne o contato através do novo canal de atendimento abaixo:
    https://pagseguro.uol.com.br/atendimento/fale_conosco.jhtml

    Ficamos à disposição para mais informações.

    Atenciosamente,
    Equipe PagSeguro – Integração

  2. Gostaria de saber como faço para colocar codigos em cada mercadoria no meu site ainda estou com duvida por favor me ajudem pois tenho mercadoria com preços diversificados.
    Desde ja agradeço pela atenção.

Os comentários estão encerrados.