E-Commerce nas PME’s: nada de quebradeira

Embora o ritmo de crescimento na internet, previsto para 30% neste ano, seja absolutamente diferente do varejo tradicional, as pequenas empresas enfrentam os mesmos desafios de todos os iniciantes: não fechar as portas. A internet tem poucos limites – e não tem fronteiras. Por isso mesmo, um negócio mal planejado e que não acompanhe as tendências pode morrer ou ficar para trás. Mais que isso: as mudanças online são rápidas e é preciso acompanhar muitos detalhes o tempo todo.

Fatores do fracasso no e-commerce

  • Ideia de que o negócio virtual é mais barato por conta da falta de um plano de marketing sem pesquisas fundamentadas com profissionais do mercado;
  • Investimento em plataformas de tecnologia de baixa qualidade exclusivamente pelo preço;
  • Pouca análise de concorrência e falta de pesquisa sobre a viabilidade de venda pela web. Pergunte-se: Esse produto vai vender na web? Este produto já está saturado? Mesmo que a resposta seja não, o produto é próprio para venda na internet?
  • Atendimento falho – além de clientes insatisfeiros, não há fidelização;
  • Falta de conhecimento e profissionalismo para atuar com a internet.

Ideias para se manter e crescer no e-commerce

Antes de tomar qualquer decisão relacionada à abertura de uma empresa no e-commerce ou mesmo tomar novas atitudes para alavancar as vendas de quem está presente na internet, é essencial conversar com pessoas experientes do mercado, seja uma consultoria ou profissional contratado. O e-commerce exige tecnologia, agilidade, inovação, parcerias diferenciadas e acompanhamento do perfil do seu público alvo. A internet é rápida demais para atuar sozinho. O empreendedor precisa de ajuda profissional para não errar no começo do e-commerce.

1. Marketing

O plano de marketing deve ser muito bem definido e com grande parte de seu investimento voltado às mídias digitais e sociais, principalmente quando a marca ainda não é fortemente conhecida entre os consumidores. Aproveite o cliente quando ele está perto do momento de decisão de compra.

Os mecanismos de busca e sites comparadores de preços estão no topo do ranking. Em seguida, boas ações de email marketing, personalizadas e segmentadas, contribuem para maior taxa de conversão em vendas no e-commerce. Entretanto, isso não é regra, há uma necessidade permanente de testar qual ou quais ferramentas de marketing digital são mais adequadas à realidade de cada e-commerce e aplicar o que traz mais ROI (Return On Investiment).

Conte com a ajuda de profissionais da área para que seu investimento não seja em vão. Ele pode criar ações ainda mais inteligentes para conseguir o melhor retorno sobre o investimento e, não se esqueça, na internet tudo pode ser mensurado.

2. Tecnologia adequada

Escolha ferramentas que, acima de tudo, sejam completas. Verifique se ela possui hoje todas as funcionalidades que seu negócio demanda. Se baseie em modelos de e-commerce que atuam no mesmo ramo que o seu e já possuem sistemas adequados para o giro do negócio. A plataforma deve estar preparada para integrar-se com ferramentas de análise de resultados na web, como o Google Analytics, por exemplo.

3. Concorrência, atendimento e fidelização no e-commerce

Na análise de concorrência, veja como as lojas virtuais do mesmo segmento se comportam fora do país, faça pesquisas em sites internacionais. Para fidelizar o cliente, o atendimento é um dos fatores fundamentais. A partir dessa conquista, a probabilidade de viralização (boca a boca) aumenta consideravelmente. O ideal é igualar o atendimento de excelência baseado nos grandes lojistas virtuais. Se a estrutura de atendimento for pequena no início, gerencie a expectativa de seu cliente.

Se você já possui um negócio no ambiente físico e quer abrir um portal de e-commerce com o mesmo business da loja física, tem tudo da mão: a garantia de que seus fieis clientes e a sabedoria de como ter e manter um empreendimento. Estamos vivendo um momento de migração de compras do mundo físico ao digital. Como cliente, você certamente, ao decidir comprar pelo e-commerce, vai querer adquirir um produto, cuja marca já conhece no ambiente offline.