Os 3 fatores essenciais para o e-commerce

Diagrama de experiência do usuário, por Paul Veugen em CC
Uma amostra dos principais valores da experiência de usuário. Ilustração: Paul Veugen, em CC

A E-Consulting publicou no site da Endeavour um documento falando dos três fatores essenciais para o e-commerce hoje: inovação, interatividade e informação. Fazemos aqui um resumo do que a consultoria coloca no documento, que está disponível para download no site da Endeavour.

Inovação – foque na experiência do consumidor. Estabeleça as melhores práticas de relacionamento com apoio das novas tecnologias em todos os seus canais. Destaque para o que a consultoria chama de Inteligência do Cliente – e cá entre nós, mergulhados na internet, o jargão é “escutar o cliente”. Use a informação que vem dos seus canais de atendimento para descobrir o que você tem de melhor, os problemas e solucionar a questão.

Interação – é fundamental acolher o contato com o cliente em todos os múltiplos canais que a internet permite. Lembre: planeje sempre a sua comunicação, seja honesto e transparente e incentive as críticas. São elas que farão seu negócio crescer online e permitem aprimorar produtos e serviços.

Informação – o consumidor não usa apenas a sua descrição de produto para decidir a compra, lembra? Use as plataformas disponíveis para coletar e produzir conteúdo de interesse para seus clientes. E lembre que o tal do conteúdo gerado pelo usuário não cai do céu – é preciso ajudar os nossos internautas a opinar.