Inadimplência aumenta em março

Pagando a conta, Tai Machado, CCFoto: Tai Machado, CC

A inadimplência do consumidor registrou alta de 4,32% no mês de março, comparado a igual período do ano passado, e acumula crescimento de 1,81% no primeiro trimestre de 2011, de acordo com pesquisa divulgada dia 7 pelo presidente da Confederação Nacional dos Diretores Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior.

A pesquisa, feita em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), ressalta que a elevação do número de devedores é consequência direta do descontrole no orçamento doméstico, em função de pagamento de impostos e despesas acumuladas de fim de ano, viagens de férias e carnaval.

O presidente da CNDL afirmou que as medidas de restrição ao crédito, adotadas no fim do ano passado, a elevação da taxa básica de juros (Selic) para 11,75% ao ano e a falta de critérios adequados para as compras com cartão de crédito e uso do limite do cheque especial contribuíram para a desorganização econômica das famílias. As compras com cartão de crédito, estimadas em 20% do total de transações comerciais, não entram no Índice de Inadimplência CNDL/SPC.

Via Agencia Brasil