Novidade do Google pode afetar SEO

Na semana passada, o Google anunciou um novo recurso nos resultados de busca, o +1 (Plus One, para a galera de SEO). Chamado de cópia do “Curtir” do Facebook, o Google +1 será uma maneira de visualizar recomendações sociais na busca da Google. A introdução do recurso foi descrita como outra tentativa da Google de incluir elementos sociais como parte de sua abordagem algorítmica de busca, e outra maneira da Google ajudar a melhorar a qualidade de seus resultados de busca.

Eventualmente haverá um botão +1 para disputar atenção com os botões do Twitter e Facebook no seu site, mas eles ainda não estão oficialmente disponíveis para os donos de sites (mas você pode se inscrever aqui). Atualmente ele está disponível nos resultados de busca (que você pode ativar aqui, basta ter um perfil no Google). O +1 também aparece no AdWords, embora o clique no +1 não conta como um clique pago no anúncio.

Ray Grieselhuber, fundador e CEO da startup de SEO Ginzametrics escreveu um post sobre o impacto que o +1 terá nos donos de sites. Ele aconselha que as pessoas “comecem a pensar sobre como eles podem integrar seus esforços de marketing de busca orgânica e paga com o mesmo conteúdo ou similar para que estejam mais preparados caso o +1 continue (uma boa ideia mesmo se o recurso não for adiante).”

O que o botão demonstra é a importância crescente que o compartilhamento e as redes sociais terão no SEO nos próximos anos. Então, independente do futuro do recurso, estamos num ótimo momento para nos certificar de que nosso conteúdo seja altamente compartilhável.

Segundo o artigo de Fabrício Ricotta no Mestre SEO, o botão e as mudanças que chegam com ele não enfraquecem o SEO. O que acontece é que os profissionais da área terão de se atualizar e entender bem cada detalhe para continuar o seu trabalho.

Via Read and Write Web Brasil e Mestre SEO