Preparem-se para o Dia das Mães

Mother's Day, CTJ Online, CCFoto: CTJ Online, CC

Em 2010, o dia das mães foi a data comemorativa com o segundo maior faturamento no comércio eletrônico, com R$ 625 milhões, atrás apenas do Natal. A data também foi o segundo maior ticket médio, R$ 380, perdendo somente para o Dia dos Namorados (ticket médio de R$ 400).

No ano passado, pela primeira vez a categoria de Produtos de Beleza e Saúde ficou em terceiro lugar no volume de pedidos, com 12% do total. Também foi a categoria de varejo que apresentou o maior crescimento de buscas: 62% de janeiro de 2010 a janeiro de 2011.

E nós já falamos que a classe C já é metade dos consumidores online. Então, antes de preparar suas promoções veja os números relacionados a estes 14 milhões de e-consumidores em 2010:

  • 54% do consumo nacional de perfumes;
  • 55% das compras de creme facial;
  • 50% dos protetores solares;
  • 54% dos esmaltes;
  • 54% de toda a maquiagem consumida no país

E agora, o que você faz com os números? Converta em vendas. As dicas:

  • Estudo feito pelo Google e NetPop Research LLC, identificou que o processo de compra de produtos de beleza é bastante curto: em média apenas 9 dias pesquisando até a compra, sendo que 13% dos entrevistados compraram imediatamente por impulso e 39% levaram menos de 1 dia pesquisando.
  • Internet é a principal fonte de informação. Ofereça aos consumidores as informações que eles procuram.
  • 57% dos entrevistados citaram que conseguem preços melhores, 55% consideram ser mais fácil comparar preços na rede.
  • 48% das pessoas pesquisam online e compram off-line e 17% pesquisam e compram online. Tem loja física? Garanta a conversão independente do canal. Oferecer cupons de desconto para compras nas lojas pode ser uma boa estratégia de aumentar o fluxo e o ticket médio. Não tem loja física? Ofereça vantagens e convença seu consumidor a comprar em sua loja.

Faça as contas, prepare a sua estratégia e boas vendas.