Web analytics: tome as melhores decisões

Content is King, Usability is Queen, Daniel Waisberg, CC

Web Analytics é a ciência que trata da medição das ações feitas em determinado site. Ferramenta fundamental na hora de tomar decisões quanto à presença online, fornece dados que permitem ver de forma clara o seu site, bem como avaliar suas ações – promoções ou campanhas, por exemplo. Existem várias ferramentas no mercado para a coleta destes dados. O importante, além dos números, é a sua interpretação.

Longe de fazer um passo a passo, a ideia aqui é oferecer informação para que você saiba o que é web analytics, possa se aprofundar no assunto caso tenha interesse ou contratar o serviço.

  1. Sobre os métodos: pode-se analisar os logs de acesso ou as tags de páginas. O segundo método costuma ser mais informativo; já que oferece
  2. O principal uso destes números é melhorar o site – seja ele um e-commerce, um portal ou um blog. Eles podem mostrar os pontos e você pode alterá-los para melhorar a experiência do usuário. Um item? Taxa de rejeição – que deve ser avaliada em conjunto com as páginas de saída ou outros indicadores para fazer sentido. É importante não ser simplista – um único indicador diz muito pouco. Ok, você conhece o tráfego através de pageviews e visitantes únicos. Mas o que realmente importa, no e-commerce por exemplo, é: quantos clientes chegaram ao carrinho? Quantos destes completaram a transação? É assim que seu site melhora – e se torna um negócio bem sucedido.
  3. Se você implantou o web analytics direitinho, é possível medir as campanhas de marketing digital com precisão milimétrica. Pense nisso agora e aperfeiçoe seu marketing cada vez mais.
  4. Cada setor do mercado tem uma realidade. Taxas de rejeição em torno de 80% são muito comuns entre blogs, por exemplo, mas podem ser altíssimas para outros sites.
  5. A interpretação varia conforme o que você está medindo. Portanto, é preciso estudar muito, conhecer as ferramentas e seus funcionamentos para conseguir implantar uma estratégia eficiente para você. Ah, sim, em geral o que funciona para o seu vizinho ou concorrente pode não funcionar para você. Conhecimento vale ouro, sim.

Como tudo na internet, a análise de dados tem um lugar para começar, mas nunca termina. O trabalho de otimização é constante – e sua medição também deve ser. Cada campanha, alteração ou promoção deve ser taggeada de forma clara para que você possa avaliar seu desempenho e fazer as correções necessárias. Inclusive em suas estratégias de divulgação.

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Imagem: Daniel Waisberg, CC