8 dicas sobre o comportamento da classe C na internet

Pesquisa da WMcCann traçou o perfil dos internautas da classe C e estabeleceu oito pontos sobre estes 80 milhões de pessoas na América Latina. A conclusão global? Os consumidores emergentes não têm hábitos de navegação diferentes da classe média tradicional. Hoje, o nível de maturidade entre os dois segmentos de mercado é bastante parecido – e as atividades mais frequentes são a comunicação, o lazer, a interação e o compartilhamento. A pesquisa define como “verdades” estes pontos e os classifica com afirmações. O levantamento é resultado de 3.050 entrevistas, realizadas em 26 cidades de cinco países (Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica e México), entre janeiro e fevereiro de 2011.

1. “A internet está tornando o sonho de Che Guevara real”. Segundo o levantamento, o aumento do uso do meio digital promove igualdade social de forma mais rápida do que o aumento da renda e da qualidade da educação.
2. “Ajuda oficial – nem sempre necessária na vida, tampouco na web”: Esta é a segunda verdade classificada pela pesquisa e indica que o consumidor emergente vem desenvolvendo um alto nível de autonomia e independência no mundo digital.
3. “Não espere o óbvio. Esta é a terra do ‘jogo bonito'”, que aponta para uma mudança no uso original das plataformas online. Quando perguntados se as redes sociais são apenas para relacionamentos, por exemplo, os entrevistados informaram que também as utilizam para negócios, carreira e família.
4. “Vive-se melhor, mas ainda há muito pelo que se rezar”, refere-se ao espaço que pode ser preenchido pelas marcas que desejam construir vínculos mais fortes com este consumidor.
5. “Melhores pais, melhores filhos”, mostra que para os emergentes, a 6. “Internet e sedentarismo não combinam. Jura? Juro!”, os internautas da classe C também veem o digital como um aliado para a adoção de hábitos mais saudáveis
7. “Marcas são musas. Pessoas são juízes” e chama a atenção para o fato de que as marcas inspiram e as pessoas comuns e seu endosso são as melhores fonte para validação.
8. “Comprar bem é a bela, gerenciar é a fera”, e sugere que o “brilho” de uma compra bem feita pode deixar os consumidores emergentes “cegos” diante das outras possibilidades da internet para ajudar em suas finanças. Gerenciar o dinheiro, por exemplo, assustaria e afastaria as pessoas.

via: E-Commerce Blog – imagem: Daquella manera