Prepare a infraestrutura do seu e-commerce para o sucesso

Ter uma loja virtual significa conhecer todos os detalhes da operação do e-commerce, o que exige preparo e conhecimento. Qual a melhor plataforma para operar mesmo com muitos acessos? Como manter o site funcionando 24×7 e garantir a qualidade do produto e da entrega? Estas são as grandes questões que todos os que empreendem no comércio eletrônico enfrentam todos os dias. E, como sempre, quanto mais conhecimento, melhor.
Para vender com qualidade o tempo todo, você precisa de três tipos de redundância nos servidores: de link, de energia, de hardware. Aqui vale aquele dito popular: quem tem um, não tem nenhum. Há plataformas que dizem garantir redundância no contrato, sem cobrança adicional. Mas como ficam os pequenos e-commerces, quem se aventura por conta própria? É preciso avaliar muito bem o serviço que vai contratar para escolher bem. Por isso a gente explica o que é cada tipo de redundância de que você vai precisar – porque, sim, o PagSeguro torce pelo seu sucesso!

Link

A gente não está falando de URL e sim de acesso à internet. Ou seja, você vai precisar de mais de um acesso à rede. Quem tem redundância de links no servidor tem muito menos chances do site ficar “fora do ar”. Claro que ter servidor bem dimensionado e saber como operar os sistemas ajuda quando o caso é um pico inesperado de visitas. Mas se você ficar sem acesso, nem isso salvará. Consulte seu técnico de confiança e investigue o funcionamento de quem presta serviço. Sua loja precisa estar no ar o tempo inteiro, à disposição do internauta brasileiro – aquele que bate recordes de navegação mundial.

Energia

Ter fonte alternativa de energia é fundamental para a sua infra-estrutura. A redundância de energia é outra parte indispensável à infraestrutura de qualquer loja virtual. Depois do racionamento de energia, quase todos sabemos que os geradores podem, sim, salvar a lavoura. Todos os grandes portais e serviços na internet sabem disso e têm seus esquemas alternativos. Confira se o seu prestador de serviço também tem.

Hardware

Preservar os dados do seu site é fundamental – e aí entra a redundância de hardware. Já pensou se o servidor queima? Se o HD da máquina tem qualquer problema? Nada como ter todo este trabalho em backup ou em Cluster (espelhado em outra máquina) para o caso de problemas. Existem ainda outras técnicas, como Load Balance, quando os dados são divididos em duas máquinas, de forma que eles fiquem equilibrados. Porém, as chances de ocorrer perdas ficam ali na fronteira da zona de perigo. Também muito utilizada em e-commerce, Storage é uma tecnologia de armazenamento de dados indispensável, que garante a integridade das informações e segurança dos dados, mas que deve ser utilizada em conjunto com a clusterização.

Via: E-commerce News – Imagem: thierryvilaysith