Escolha a ferramenta de monitoramento para redes sociais

social media bandwagon, Matt Hamm, CC-BY-NC

De nada adianta fazer o planejamento, saber os objetivos se você não tiver uma boa ferramenta para monitorar as suas campanhas nas redes sociais.

Em primeiro lugar, é preciso hierarquizar o acesso à ferramenta. Enquanto os gerentes precisam de acesso completo, quem opera não. Para facilitar o seu trabalho, vamos separar as funções necessárias para os gerentes e para os operadores.

Função Gerentes Nível operacional
Painel de controle personalizado x
Interface amigável x x
Boa coleta de posts x
Facilidade para explorar e aprofundar dados x
Rapidez e filtro de spam x x
Estruturação de tags e classificação de posts x
Exportação de dados brutos x
Suporte técnico x
Interação com os perfis x

 

Estes fatores devem ser levados em conta tanto para avaliar custo benefício como para atender aos seus objetivos. Veja as avaliações de três ferramentas segundo esses critérios.

Scup

– Volume e velocidade na coleta dos dados: Alto volume captado, boa velocidade, com volume considerável de spam em blogs. Permite configurar para coletar posts por idioma e geolocalização, dependendo da rede social utilizada.

– Painel de controle: Simplificado, não possibilita filtros por geolocalização ou idioma.

– Estrutura de tags e avaliação de sentimento: A possibilidade de criar monitoramentos distintos na mesma conta permite a utilização de sentimentos múltiplos para um post, dependendo do ponto de vista da análise. Além disso, tem uma estrutura de tags bem maleável, incrementada com o recurso de regras e a possibilidade de realizar amostragem dos posts.

– Suporte técnico: no Brasil

– Interação com perfis oficiais: Completo.

Sysomos

– Volume e velocidade na coleta dos dados: Alto volume, baixas velocidade e quantidade de spam.

– Painel de controle: Completo, flexível e intuitivo. É possível cruzar tags e realizar filtros segmentados por geolocalização, idioma e rede social.

– Estrutura de tags e avaliação de sentimento: Não permite polaridades múltiplas. Apenas se forem criadas duas contas distintas. Além disso, através do flexível dashboard, pode-se contornar isso através da criação e cruzamento de tags.

– Suporte Técnico: no Canadá

– Interação com perfis oficiais: Completo.

Brandwatch

– Volume e velocidade na coleta dos dados: Alto volume, baixo volume de spam, e baixa velocidade.

– Painel de controle: Completo e altamente personalizável. É intuitivo e de fácil configuração, além de possibilitar um cruzamento de dados e tags.

– Estrutura de tags e avaliação de sentimento: Permite a criação de várias queries por monitoramento e possibilita polarização múltipla. Também permite apenas coletar posts por idioma e geolocalização.

– Suporte Técnico: no Reino Unido, mas possui suporte em português

– Interação com perfis oficiais: Completo.

Outras ferramentas disponíveis e não avaliadas:

Samepoint

SocialMention

How Sociable

Radian6

 

Via: DP6, imagem:  Matt Hamm, CC-BY-NC

4 opiniões sobre “Escolha a ferramenta de monitoramento para redes sociais”

  1. Ola,tenho um blog e gostaria de ter a informação se tem como colocar a loja virtual no meu blog da pag seguro,aguardo retorno breve

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