Entrevista com Mafê Mavromati do Panólatras

 

 

Mafê Mavromati é médica, ainda trabalha na sua área e gosta de empreender. Com uma filha especial de um ano e onze meses, ela quer muito ser dona do seu nariz e ficar mais em casa. Como já teve uma loja de bijus online, resolveu colocar no ar um novo projeto, o Panólatras. Criado com o SitePX, uma nova ferramenta brasileira de publicação que tem integração nativa com o PagSeguro, Mafê estreou há pouco mais de uma semana e já está vendo o resultado aparecer.

De onde surgiu a ideia?

Eu já criava estampas para mim mesma, para fazer artesanato, e tinha dificuldade de imprimir pequenas quantidades. Os métodos tradicionais de estamparia exigem que se produza 300 metros da estampa e não seria possível fazer.

Agora existe a estamparia digital e o processo, embora ainda seja caro, é possível. Eu fiz o site para reunir pessoas (e estampas) e conseguir 20 metros de pedido.

Quando colocou o site no ar?

Há uma semana! Não sabia o que ia ser, a divulgação foi toda no boca-a-boca. E hoje (sexta-feira, dia 3 de fevereiro) fechei o primeiro lote, com 80 metros. Vendi quatro vezes o que tinha imaginado!

Por que você escolheu o SitePX?

Eu já sabia que o site tem uma estrutura complicada – área aberta, área logada, upload de imagens… – e estava à procura de um desenvolvedor. Aí encontrei o SitePX no grupo Startup Brasil. O preço é ótimo e eu pude fazer sozinha. Fiz tudo em dois dias.

E a integração com o PagSeguro facilita muito as coisas. Eu já tive outra loja online e sei o quanto a questão do pagamento é sensível. O bom é que além de receber por lá, posso pagar os designers usando o sistema também.

Como foi a experiência nesta primeira semana?

Teve um momento em que fiquei com medo do site cair, havia 80 visitantes simultâneos na página. Mas o sistema aguentou bem. E o resultado foi maravilhoso: consegui 600 cadastros.

A produção e a logística vão dar mais trabalho. Hoje já fiz a encomenda das estampas do primeiro lote. Agora é esperar ficar pronto, cortar o tecido e despachar.

Como funciona a questão dos direitos autorais dos desenhos?

A estampa é do seu autor. Ele pode retirar do site no momento que desejar, pode vender para outros usos. Só que, se a estampa for vendida, eu vou produzir – e pagar os royalties correspondentes.

A minha intenção é também ajudar na divulgação do trabalho dos designers. Hoje eu já tenho a “Minha Estampa”. Você manda a sua estampa, não publica no site, mas o Panólatras produz e entrega. Quem publica a estampa também pode ganhar os royalties.

A ideia é que no futuro a gente possa licenciar as imagens também.

Por que tecidos exclusivos?

O mercado de artesanato é grande e competitivo. A gente precisa de tecidos exclusivos para produzir – e o sistema garante isso. Lanço um lote de estampas numa semana, produzo as que vendem mais. Depois só as cinco mais compradas ficam e lanço outro lote.

A ideia é mostrar o maior número de imagens possíveis, para variar bastante e não repetir, não deixar outros fazerem produtos iguais com a mesma estampa.

Agora que vi que o sistema funciona, já estou pensando em aumentar a gama de tecidos: algodão, viscolycra… Vamos ver.

Você fez um modelo de negócio?

Não. Estou trabalhando com o Lean Startup: você faz o negócio rápido e modifica conforme aprende. Na internet o cenário é muito incerto, não existe padrão. Eu não investi em publicidade e consegui um ótimo retorno só com o boca-a-boca.

Eu quero aprender com os meus clientes, então respondo pessoalmente todos os e-mails, pergunto o que quer, como posso ajudar, o que pode melhorar. Agora é acompanhar as taxas de conversão, fazer testes até chegar ao melhor modelo e poder escalar.

De boas ideias está cheio o caminho do sucesso em que a Mafê estreou com pompa e circunstância. E o PagSeguro está aqui para garantir a segurança dos seus pagamentos.

Via: CriarSite

3 opiniões sobre “Entrevista com Mafê Mavromati do Panólatras”

  1. Essa é a Maria Fernanda que eu conheço!!! Surpreendia a todos desde a época de colégio e, ao que vejo, continua surpreendendo! espero que tenha muuuito sucesso nesse novo negócio!!! Parabéns pela publicação, pela entrevista, pela nova empreitada! Sucesso sempre!

  2. Fantástico Mafê!

    Adoro seu senso de oportunidade e sua capacidade de empreender.

    Sucesso, paz e bem, minha gurú!

    Zé e Vivi

  3. Adorei a entrevista! E me caiu como uma luva! Estou montando um blog para vendas de produtos (inicialmente alimentícios, mas depois do que li aqui, acho que vou mudar um tiquinho!) para bichinhos de estimação. Ainda não disponibilizei os produtos para venda, por medo, eu acho! Mas adorei a entrevista, e me ajudou muito!!!

Os comentários estão encerrados.