Recebendo notificação de transação

 

Algo muito importante no fluxo de um sistema de vendas é saber o momento em que o comprador pagou a compra, a fim de despachar a encomenda ou até liberar o Download. Atualmente esse processo pode ser realizado de forma automatizada utilizando a API de notificações, que irá notificar o sistema sempre que ocorrer uma alteração no status de pagamento de alguma transação.

O funcionamento da API é muito simples, sempre que o PagSeguro tiver novidades sobre o pagamento da transação o seu sistema será notificado por uma URL previamente cadastrada, logo seu sistema solicita detalhes para o PagSeguro sobre a notificação e o PagSeguro mostra os detalhes da transação em questão. Veja o fluxo na imagem abaixo:

 

 

Com os detalhes da transação basta atualizar toda informação no seu sistema e seguir com o fluxo da sua loja.

Para que o sistema funcione corretamente é necessário que em sua conta esteja cadastrada uma URL para receber os dados. Isso pode ser feito na pagina de configurações de notificação de transações do PagSeguro.

Como mostrado no item 2 do fluxo, inicialmente o PagSeguro irá enviar um código da notificação (notificationCode) e o tipo dessa notificação (notificationType), essas informações serão enviadas via POST para o seu sistema. Com esse código seu sistema consegue solicitar detalhes da transação relacionada à notificação em questão.

Tenha em mente que esse código não é o mesmo que o código de transação, caso tentar utilizar um código de transação o PagSeguro irá retornar um erro informando que o código da notificação é inválido.

 

Exemplo de resposta

Para realizar consultar a transação referente a notificação enviada, é necessário 3 dados, e-mail, token e o código da notificação.

Lembrando que o e-mail e token devem ser correspondentes a conta que recebeu a notificação.

Veja abaixo um exemplo de requisição, utilizando o método GET para fazer envio dos parâmetros (as linhas foram quebradas para facilitar a leitura).

 

https://ws.pagseguro.uol.com.br/v2/transactions/notifications

/766B9C-AD4B044B04DA-77742F5FA653-E1AB24

?email=suporte@lojamodelo.com.br

&token=95112EE828D94278BD394E91C4388F20

 

 

Exemplo de resposta

Caso os dados estejam todos corretos o PagSeguro irá retornar um XML contendo os detalhes da transação, o qual deverá ser similar ao abaixo:

Para saber o que significa cada parâmetro recebido acesse o link e Consulte a notificação de transação

 

Tem alguma sugestão, dúvida ou viu algum erro no Guia de Integração? Entre em contato.

 

 

3 opiniões sobre “Recebendo notificação de transação”

  1. Olá Fernando,

    Respondendo as suas perguntas:

    1. Ainda recomendamos que seja criada uma conta PagSeguro para cada site para evitar essas adaptações.

    2. Não é possível defifnir os meios de pagamento disponibilizados por transação, somente bloquear para toda a conta.

    Abraços

  2. Vou fazer duas perguntas bem simples para os “entendidos” que criaram esta nova API e API de Notificação:

    1. Já que “se superaram” ao manter o problema principal, ou seja, não tem como receber a notificação em uma URL dinâmica (ou na URL Dinâmica), esperam que continuemos a fazer milagres para que possamos ter mais de um sistema funcionando com a mesma conta ou terão uma solução decente para isso???

    2. Teria como incluir um meio de escolher quais os meios de pagamento que serão disponibilizados para cada transação??

    Uso muito o PagSeguro e gosto dele desde o tempo de BRpay, mas a questão 1 vem emperrando muitos projetos e foi decepcionante descobrir que depois de todo alarde sobre esta nova API o principal não foi feito.

    Abraços

Os comentários estão encerrados.