Meça o desempenho do seu e-commerce

http://farm5.staticflickr.com/4124/5099605109_bd04b3c786_d.jpg

Uma das tarefas cruciais no gerenciamento de um e-commerce é a criação de mecanismos para medir o desempenho. O curioso, é que no ambiente físico, essa é uma das principais preocupações do lojista, que não recebe tanta atenção online. Parece haver um mito de que pelo simples fato de adquirir um sistema de loja virtual, todas as funcionalidades que podem influenciar no desempenho de vendas já estarão plenamente configuradas e, por isso, não é necessário um acompanhamento minucioso de todas as etapas envolvidas no processo de venda. Puro mito e uma tremenda armadilha.

A gente sempre fala aqui no blog da importância dos processos e ferramentas de mensuração de desempenho no e-commerce, justamente para que possam contar com esse tipo de monitoramento e melhorar constantemente a sua operação.

Ao contrário do que possa parecer, ter um sistema completo para o acompanhamento de todos os passos dos usuários durante o processo de venda é incrivelmente simples. O Google Analytics, uma ferramenta gratuita do Google, pode nos dar todos os dados necessários para a avaliação do desempenho da loja, sem que isso exija nada em termos de programação. Exige, isso sim, um conhecimento profundo da própria ferramenta e seu uso – o que está disponível lá mesmo, nos tutoriais e dicas.

Um bom sistema de e-commerce, necessariamente inclui entre seus recursos o monitoramento através do Google Analytics adaptado para o gerenciamento da loja. É preciso atenção, porque existe uma versão do GA voltada para o monitoramento de sites de conteúdo e outra especial para e-commerce. Com essa versão instalada, basta ao gestor de e-commerce inserir o código fornecido pelo Google para que todas as visitas à loja passem a ser monitoradas.

Entre os diversos dados que você terá se destacam:

  • Receita total da loja;
  • Taxa de conversão;
  • Valor médio do pedido (Ticket Médio);
  • Desempenho do produto;
  • Visitas de compra;
  • Dias de compra.

Se você considerar que o sistema permite exportar esses dados para uma planilha Excel e trabalhar os números, uma série de outras métricas de desempenho podem ser extraídas das informações registradas.

De posse dessas informações, caberá ao gestor de e-commerce interpretá-los sob o ponto de vista da web análise e identificar possíveis gargalos no processo de compras como, por exemplo, carrinhos de compra abandonados, taxa de rejeição acima do normal ou desistência no momento de preenchimento de formulários, só para citar alguns.

Identificados esses problemas, é possível resolvê-los – e em geral eles estão ligados à estrutura da loja. Os dados Analytics, em conjunto com os resultados dos seus links patrocinados, também ajudam a melhorar o desempenho de suas campanhas online.

Portanto, ao criar ou reestruturar seu projeto de e-commerce, preste muita atenção a estes detalhes. Eles são fundamentais para o sucesso.

Via: Curso de E-Commerce, foto: Dave Dugale, CC-BY-SA

2 opiniões sobre “Meça o desempenho do seu e-commerce”

  1. Olá José Carlos, bom dia.

    Para melhor auxilia-lo, pedimos que envie suas dúvidas para nossa equipe comercial, pelo e-mail comercial@pagseguro.com.br. Nossa equipe irá lhe mostrar os principais pontos do PagSeguro para vendedor 🙂

    Atenciosamente,
    Equipe PagSeguro.

  2. Boa tarde,
    Estou criando uma loja online de relógios,
    a principio criei uma página no facebook só para ver como ia ficar, então vi uma pagina da “Reserva” que se chamava E-Commerce.
    Então vi que foi a melhor idéa que eu ja vi ate agora…
    queria saber como faço para usar os serviços do PagSeguro no meu E-Commerce, estou conversando com um amigo q me indicou o http://pt.wix.com/.Mas não tenho a minima ideia de como funcione…
    Se alguém puder ter uma plavra direta cmg por telefone ou via skype agradeço.

    att José Carlos.

Os comentários estão encerrados.