A palavra é experiência de compra


Creative Commons License Photo Credit: Squirrelly Mae via Compfight
Você já ouvir falar no termo experiência de compra? Uma definição possível para a expressão é o sentimento ou sensação que o comprador tem da hora que ele vai escolha do produto que quer comprar até a hora que ele recebe e usa a mercadoria e/ou serviço.

Normalmente todo processo de compra começa com a identificação de um problema ou de uma necessidade do consumidor. Após isso a próxima etapa é o levantamento de informações sobre qual melhor produto irá atender esta demanda e aí vem à escolha do melhor local de compra.

Mas você já pensou que uma experiência de compra desastrosa pode espantar para sempre seu cliente virtual? Então a melhor coisa a fazer é garantir que esse processo seja feito de forma encantadora e que faça o cliente querer voltar sempre. Confira algumas dicas para gerenciar melhor a “experiência de compra” que seus clientes estão tendo com seu e-commerce:

  1. Conte quantos cliques o internauta precisa para fazer a compra. Neste caso menos é mais.
  2. Veja se o site possui informações claras e sem erros de português. Invista nas fotos e se possível vídeos.
  3. Deixe várias opções para que o consumidor tire as dúvidas. Com um pouco de programação você pode oferecer uma caixa de ajuda para todo cliente que fica mais de xxx segundos parado numa determinada tela. Pode ser o empurrãozinho que falta para a venda.
  4. Faça a embalagem do produto com todo cuidado. Use proteção adequada e se puder faça pequenas surpresas neste momento. Use o nome do cliente, coloque um cartão agradecendo a compra, um bombom ou um vale desconto. Abrir a embalagem do produto comprado pela internet é considerado um momento mágico para muitos consumidores. Explore isso.

Acompanhe o pós-venda, faça pesquisa e se for o caso resolva rapidamente problemas de produtos com defeitos ou que o consumidor não gostou. Você pode não fechar esta venda, mas ganha uma chance para novas vendas.

Se a experiência de compra é tão importante seja sempre inovador e encantador neste quesito e seu gráfico de vendas só irá subir.