Inclua o Foursquare na estratégia de marketing

Uma em quatro pessoas já usa pagamento via celular, segundo o IBOPE Inteligência. Enquanto isso, seu negócio pode se beneficiar não só do PagSeguro NFC, mas também de estratégias de marketing específicas para este ambiente que só faz crescer.

Para quem não sabe o Foursquare é uma rede social dedicada a mostrar aos amigos onde você está. A brincadeira fez tanto sucesso que já existem redes semelhantes e específicas, como o Kekanto, aplicativo para Android e iPhone que mostra a opinião dos consumidores sobre cada lugar da cidade.

Qual é a graça? O cliente faz o “check-in” e pronto, seus amigos na rede, no Twitter e no Facebook sabem onde ele está – e eventuais opiniões que ele tenha para compartilhar. Estes aplicativos permitem a cada negócio criar novas formas de marketing e recompensa para seus clientes.

Em tempos de plataformas múltiplas e integração do marketing online com o off-line, é fundamental que os empresários conheçam estas ferramentas e saibam como usá-las a favor de seus negócios. A razão é simples: no Brasil existem mais de 250 milhões de celulares (sim, são mais de dois aparelhos por habitante) e o Foursquare superou os 20 milhões de usuários com mais de 2 bilhões de check-ins.

Portanto, o mobile marketing não deve mais ser encarado como uma experiência, uma ação de publicidade alternativa. Esteja onde seu consumidor está, agora!

O Foursquare já oferece mecanismos-padrão campanhas, os Specials. São 7: Check-in, Loyaltie, Swarm, Friends, Flash, Newbie, Mayor. As formas são diferentes, mas todos consistem na troca do check-in do consumidor por uma recompensa. No Brasil, um dos cases mais conhecidos é da rede de alimentação Spoleto, que fornece gratuitamente um prato especial para o prefeito, o usuário que mais fez check-ins na semana.

Mas marketing de localização exige mais do ponto de vista estratégico: ele deve ser usado para aproximar-se do consumidor. Os usuários das redes estão na sua empresa, avisam os amigos que estão aí – e podem postar fotos e comentários… Aqui vão cinco dicas para usar bem não só o Foursquare, mas as redes similares.

1) Seja amigável com a ferramenta: embora façam pontes entre os dois mundos, online e off-line, poucas empresas comunicam as promoções mobile no mundo físico. Incentive os usuários a fazer o check-in, colocando displays e adesivos pelo estabelecimento.

2) Responda aos comentários: mídias sociais são conversas. Portanto, não deixe de responder aos comentários, principalmente os negativos! Leia as críticas e, de preferência, entre em contato com os autores. Procure entender o motivo da reclamação. Avalie a possibilidade de convidar o cliente para retornar ao seu estabelecimento. Se ele topar e verificar que o problema apontado foi solucionado, as chances dele virar um admirador da marca aumentam.

3) Treine sua equipe: de nada adianta realizar promoções se seus funcionários não têm a mínima ideia do que é o Foursquare. Explique detalhadamente o modo de funcionamento do aplicativo e a metodologia de premiação. Só ative uma campanha depois de todos estarem devidamente treinados.

4) Vá além dos Specials: nada impede que você crie alternativas de premiação para os usuários. Recompensas para quem publica fotos (que geram mais visibilidade) e descontos são boas ideias.

5) Monitore: os proprietários de locais no Foursquare têm acesso ao quadro estatístico, que mostra a quantidade de check-ins, compartilhamento no Facebook e no Twitter, horários de pico, e idade e sexo do usuários. Isso permite que você conheça melhor seus clientes, atenda melhor e produza qualidade e fidelidade.

Fonte: Coletivo Mídia Boom