Tutorial PagSeguro: Dúvidas sobre Disputa

 

O PagSeguro é a forma mais rápida e segura de comprar através da internet. E visando essa segurança preparamos um tutorial para auxiliá-lo em casos de problema com seu produto.

Quando se compra algo na internet devemos primeiramente verificar as informações que constam no site do vendedor. Alguns produtos podem ser importados possuindo tempo maior de entrega, taxas alfandegarias e às vezes podemos não nos atentar quanto aos detalhes de uma compra, não por descuido, mas pela empolgação de ter encontrado o que tanto desejávamos.

Caso tenha alguma dúvida, sempre mantenha diálogo com o vendedor, ele é o mais apto a sanar suas dúvidas em relação à transação, gerando também um laço maior de confiança.

No caso de atraso ou problemas na entrega (comprou um produto e recebeu outro ou recebeu produto com algum defeito), orientamos primeiramente o contato com o vendedor. Verifique se ocorreu algum problema com a postagem ou se ele oferece serviço de trocas ou reparos.

Caso não haja acordo ou não consiga contato com o vendedor, o PagSeguro oferece a ferramenta Disputa.

 

Como era o processo e como serão tratadas as disputas antigas no novo sistema

Até o dia 29.02.2012 a disputa funcionava da seguinte forma: O comprador acessava sua conta, abria a disputa e deveria aguardar a manifestação do vendedor em até 10 dias corridos, após este prazo, o PagSeguro efetuaria a moderação da disputa, verificando as informações com ambas as partes para finalizar a reclamação de forma que ambas as partes fossem satisfeitas.

As disputas abertas até esta data continuarão em processo de moderação até que as partes entrem em acordo.

Como é o processo atual e como serão tratadas as novas disputas

Desde 01.03.2012 o PagSeguro possui uma nova conduta para tratamento das disputas, visando agilizar o procedimento para finalização da reclamação mesma, oferecendo ao comprador e ao vendedor um novo canal para dialogo, desta forma, facilitando a troca de informações sobre recebimento e postagem de produtos ou liberação do serviço adquirido.

No atual sistema o comprador abrirá a disputa para resolver o problema de entrega, após o sétimo dia corrido desta solicitação, caso não haja nenhuma interação ou acordo com o vendedor, será possível solicitar ao PagSeguro a moderação do caso. O comprador terá até 20 dias corridos após a abertura da disputa para solicitar a intermediação do PagSeguro no caso.

O sistema enviará notificações no 15º e 18º dia para alertar sobre a finalização do prazo para esta solicitação. Caso a disputa fique em aberto sem a solicitação da intermediação do PagSeguro ela será encerrada automaticamente.

 

Sobre a abertura da disputa

O comprador pode abrir uma Disputa para resolver o seu problema. O PagSeguro viabiliza a devolução do seu dinheiro caso a Disputa seja aberta em até 14 dias corridos, contados a partir da data e hora da confirmação do pagamento.  Entenda como funciona:

 Toda comunicação entre comprador, vendedor e moderador do PagSeguro deve ser feita através do site, na página de detalhes da Disputa.

Lembramos que uma disputa encerrada não poderá ser reaberta. Então efetue o encerramento somente após recebimento do produto, verificando suas condições.

 

Como abrir a disputa

Primeiramente você deve acessar sua conta PagSeguro:

 

 No menu à esquerda será possível localizar a opção disputa. Basta inserir o código da transação e preencher as informações solicitadas.

  Obs.: Se você não tiver o código da transação, você poderá localizá-lo através do Extrato de transações. Clique sobre a transação que deseja verificar e no fim da tela, você também localizará o botão Abrir Disputa.

 

Identifique o motivo, o valor da disputa (caso aceite reembolso parcial) e insira dados sobre a entrega do produto ou serviço. Assim, o vendedor poderá verificar o ocorrido para sanar esta disputa.

 

 

Para solicitar a moderação ao PagSeguro, basta acessar a área de disputa e clicar em “solicitar moderação”.

 Caso queira encerrar a disputa após acordo com vendedor, basta clicar em “encerrar disputa”. Lembramos que uma vez encerrada a disputa não poderá ser reaberta.

 

Clicando em Solicitar moderação uma tela de confirmação abrirá:

Após solicitada,  ao acessar a área de disputa, será apresentada a seguinte mensagem:

 

Assim que a solicitação de moderação for efetuada, o chat entre comprador e vendedor é fechado. A equipe de moderação efetuará contato com ambas as partes verificando os dados de entrega e recebimento, dados sobre o envio do produto ou solicitando documentos, se necessário.

O botão “Moderação” ficará disponível ao comprador 7 dias corridos após a abertura da disputa e permanecerá liberado até o 20° dia de conversação, após este prazo, o sistema finalizará a favor do vendedor.

Todo o processo de disputa é feito através da sua conta PagSeguro, portanto, mensagens enviadas através de Twitter, Facebook, Blog, webmail, etc., não terá validade.

Toda disputa encerrada não poderá ser reaberta, finalize o procedimento somente após recebimento e confirmação das condições do produto.

Para abrir uma conta no PagSeguro e acompanhar suas transações, basta acessar:

3 opiniões sobre “Tutorial PagSeguro: Dúvidas sobre Disputa”

  1. Olá Gilmar,

    Primeiramente, você deve entrar em contato com o vendedor e/ou a loja a qual fez a compra. Eles conseguiram lhe auxiliar quanto a entrega.
    Caso não consiga contato com o vendedor, você pode abrir uma disputa para a compra. A disputa é aberta para a compra em questão, através de sua conta no PagSeguro.

    Abrindo a disputa em nosso sistema, o vendedor terá um prazo para posicionar você sobre o produto. Caso ele não posicione, após este prazo, você pode encaminhar a disputa para moderação onde o PagSeguro irá analisar o caso e verificar o que ocorreu para possível devolução do valor.

    O PagSeguro viabiliza a devolução do seu dinheiro caso a Disputa seja aberta em até 14 dias corridos, contados a partir da data e hora da confirmação do pagamento.
    Neste link consta um tutorial informando como funciona o nosso sistema de disputa e os prazos para abertura http://blogpagseguro.com.br/2012/05/tutorial-pagseguro-duvidas-sobre-disputa/

    Atenciosamente
    Equipe PagSeguro

  2. Fiz dois pedidos, pagamento a vista deposito em conta, no nome do vendedor, a loja é COMPREBEM SHOP, ACONTECE QUE JA SE PASSARAM MAIS DE 14 DIAS ATE HOJE NAO ME FOI ENVIADO, ja ne mandei varios mails pedindo explicações e não tenho retorno, o telefone raramente se consegue falar a a duas vezse que consegui falar me disseram que iria me enviar meus produtos, desde semana passada ate agora nada, nesse caso pra se abrir uma disputa pede o codico da transação eu so tenho o numero dos pedidos uma vez que foi feito deposito em conta, como procedo pra fazer uma reclação?
    grato
    Gilmar

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