Uma em cada quatro pessoas utiliza pagamento via celular

Pesquisa do IBOPE Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), revela que 25% dos usuários mundiais de smartphones já efetuaram algum pagamento via celular e 43% pretendem fazer novos pagamentos no futuro. No entanto, 25% declaram que nunca usariam esse serviço. No Brasil, somente 1% realiza pagamentos via celular, 23% pretendem realizar no futuro e 12% nunca pretendem utilizar esse sistema.

A segurança é a principal barreira para os usuários de smartphones não usarem esses serviços, de acordo com 54% dos entrevistados ao redor do mundo. Fraude (39%) e privacidade (29%) também são impedimentos. Entretanto, uma em cada três pessoas já utiliza serviços bancários pelo celular.

 Sobre a pesquisa

O estudo ouviu 40.557 pessoas em 44 países. No Brasil, foram 2.002 entrevistas em âmbito nacional, com homens e mulheres de 16 anos ou mais, das classes A, B, C, D e E (Critério Brasil).

Sobre o IBOPE Inteligência

O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor.

Sobre a WIN

Criada em 2007, a WIN é uma rede global de pesquisa de mercado e informações, composta atualmente por 67 empresas, presentes em todos os continentes. Para mais informações acesse http://www.winmr.com/.

Pagamento por celular

Recentemente o Pagseguro anunciou o o PagSeguro NFC,  solução de pagamento entre celulares NFC. NFC(Near Field Communication) ou numa tradução livre, Comunicação entre Áreas Próximas, é uma tecnologia de transferência de dados (fotos, vídeos, arquivos e etc…) existente em dispositivos compatíveis. O seu funcionamento depende de um chip específico para essa função, não basta apenas desenvolver um aplicativo e instalá-lo no aparelho, portanto esse método de pagamento é limitado apenas pelos dispositivos (no caso aqui, celulares) que já possuem esse chip integrado em seu hardware. Essa tecnologia é já realidade em diversos países, no Japão e nos Estados Unidos, é possível pagar suas compras no mercado, comprar ingressos para eventos e até pagar o bilhete do metrô encostando o celular na catraca. Imagine você andando no shopping e vê o cartaz de um filme, sente vontade de assisti-lo e ao olhar para bilheteria, vê aquela fila enorme e de repente a sua vontade passa. Com a aplicação do NFC, seria possível que através do próprio cartaz você pudesse comprar o seu bilhete e ir diretamente para a sala de exibição.

Clique aqui para saber mais sobre o PagSeguro NFC.