Tutorial PagSeguro: Personalizando a sua página de retorno com os dados da transação do cliente

 

Quando um cliente efetua uma compra em seu site e logo após efetua o pagamento utilizando o PagSeguro, no final da transação este cliente é redirecionado para a sua página de conclusão de compra. Geralmente, estas páginas são estáticas e trazem apenas frases como “Obrigado por efetuar sua compra” ou “Seu pagamento está em processamento pelo PagSeguro”.

Pensando nisso, o PagSeguro criou uma maneira de você personalizar a página de retorno do seu site com os dados da transação do cliente. Para isso, basta que você siga os passos descritos abaixo.

Antes de tudo, você deve acessar a sua conta PagSeguro e habilitar a função de Redirecionamento com o código da transação. Essa função tem como objetivo retornar o código da transação do PagSeguro como um parâmetro GET na URL de retorno. Para isso, acesse a sua conta do PagSeguro, clique em Integrações e clique em Página de redirecionamento. Logo depois desça até a opção de Redirecionamento com o código da transação.

Na opção de redirecionamento, clique na opção ativar e escolha um nome para o parâmetro que você vai receber o código da transação do PagSeguro.

Agora, quando o cliente efetuar a compra em seu site você receberá na sua URL de retorno o código da transação como no exemplo abaixo:

https://pagseguro.uol.com.br/lojamodelo/return.html?id=0EA720CB-92DA-450B-BDB7-3F65A6D6D2AD

Com o código da transação via GET, você pode utilizar a API de consulta por código de transação (Link: https://pagseguro.uol.com.br/v2/guia-de-integracao/consulta-de-transacoes-por-codigo.html) e criar uma página dinâmica como no exemplo abaixo:

A partir dai, basta que você adeque quais as informações que você deseja apresentar ao seu cliente e desenvolva a sua página de retorno dinâmica.

 

E se você ainda não é cliente, cadastre-se no PagSeguro e comece a efetuar suas vendas.

4 opiniões sobre “Tutorial PagSeguro: Personalizando a sua página de retorno com os dados da transação do cliente”

  1. Essas API’s, são apenas para sites que aceitam linguagens dinâmicas, como por exemplo o PHP, ou posso implementar esses recursos em blogs criados no Blogger também, que utilizam basicamente HTML e CSS?

    Não seria mais interessante se a equipe do PagSeguro criasse tutoriais passo-a-passo de como usar e implementar os recursos disponíveis em cada plataforma (ou pelo menos nas mais conhecidas), e separasse esses tutoriais por categoria de plataforma aqui no blog?

    Isso, talvez, estimule outras pessoas a criarem seu negócio, podendo aumentar a popularidade e o uso do PagSeguro na blogosfera. Acho que vale o investimento, porque muitas pessoas só não usam alguns serviços pela falta de conhecimentos avançados em linguagens web.

  2. Estou tentando implementar a pagina de retorno no meu web site, mas dificil, e eu tenho conhecimento em HTML, imagina um leigo total. Eu entendi até o momento que escolho um nome para o parametro. Toda transação vou receber um código? eu tenho que esperar um cliente comprar para criar essa pagina? não é mais facil postarem um modelo de pagina de retorno basico, como instalar, e depois ensinam como customizar essa pagina?

Os comentários estão encerrados.