9 dicas para aumentar a sua taxa de conversão

O site Practical eCommerce listou nove dicas de alguns especialistas para melhorar a taxa de conversão de uma Loja Virtual. Você verá que são providências relativamente simples que farão muita diferença no final.

1. Uso do flash

Usar flash rotativo com produtos pode diminuir a taxa de conversão. Substitua essa peça tão comum nos sites por imagens estáticas ou destaques de categorias.

2. Relacionamento com os clientes

atendimento ao cliente deve ser sempre o melhor. Tenha sempre alguém disponível para responder às dúvidas de forma gratuita durante o horário comercial e um atendimento por e-mail fora dele. Ser atencioso, rápido e amigável é a melhor forma de fidelizar o cliente e ganhar da concorrência.

3. Insira as principais informações na primeira tela

Considere como “primeira tela” os primeiros 300 pixels na resolução 800×600. Garanta que as principais informações de seu e-commerce (imagens, descrições) e as ações que você deseja que o seu cliente execute (como fazer o pedido) estejam ali. Ok, os usuários experientes rolam a tela sem medo, mas pense sempre nos que ainda não têm tanta prática.

4. Atualize suas campanhas

Decidir que produto oferecer para qual público é uma das atividades que mais consomem tempo das equipes de marketing. Nesse caso, a dica é automatizar o processo, mostrando sempre produtos dinâmicos e personalizados de acordo com as últimas compras dos clientes. Assim fica mais fácil engajar o usuário e trazê-lo de volta para comprar mais.

5. Agradeça e conquiste

Um dos maiores sucessos na estratégia de e-mail marketing é enviar uma mensagem só para agradecer as visitas. Isso faz com que o cliente sinta-se lembrado.

6. Sincronize tudo com aplicativos móveis

É comum o consumidor fazer uma rápida pesquisa de preço ou descrição do produto enquanto está em uma loja física – e assim tomar sua decisão. Facilitar esse processo com sites acessíveis a telefones e tablets, alinhado com o que acontece na loja física pode conquistar a venda.

7. Garanta a segurança das suas formas de pagamentos

Certifique-se de que todas as informações de pagamento estão criptografadas e seguras com um bom sistema de pagamento e certificados atualizados. Segurança é essencial.

8. Avalie suas métricas por duas vezes

Nunca confie em métricas “cruas”. Faça sempre uma comparação com os bons e velhos métodos de cálculos e contagem, principalmente após fazer grandes mudanças no site. Isso ajudará a identificar possíveis irregularidades na ferramenta que, no final, afetarão seu relatório de métricas.

Ex.: Após atualizar o processo de checkout, notou-se um aumento de conversões superior ao esperado. Isso se deu porque foi identificado que a ferramenta de e-commerce estava perdendo algumas compras, fazendo com que os resultados apresentados pelo relatório final fossem menores do que na realidade eram.

9. Transforme seus melhores clientes em embaixadores de sua marca

A melhor forma de promover seu negócio é selecionar seus melhores clientes e dar-lhes vantagens. Enviar descontos para seus amigos, pedir depoimentos, acompanhar e sempre responder o que publicam nas redes sociais são apenas exemplos. Faça tudo para que eles gostem cada vez mais da sua marca.

Via: E-commerce Blog. Crédito da imagem: masaaki miyara via Compfight.