Proteção de dados garante eficiência às empresas

As informações digitais corporativas custam 1,1 trilhão de dólares para as empresas em todo o mundo, indica relatório da Symantec. A Pesquisa 2012 sobre Custo e Gestão da Informação mostra também que os dados armazenados são vitais para garantir competitividade e eficiência. Na América Latina, os 500 entrevistados em 12 países afirmam que informações digitais são 50% do valor total de mercado da companhia. A média mundial foi de 49%. Ao todo, foram ouvidas 4.506 empresas em 36 países.

De acordo com o levantamento, o aumento da quantidade de dados tem desafiado as companhias e, como consequência, ampliado o investimento no gerenciamento da informação. O volume total de informações armazenadas atualmente por todas as empresas é de 2,2 zettabytes. Para se ter uma ideia, em média, no mundo, empresas de grande porte gastam 38 milhões de dólares com suas informações anualmente, enquanto as PMEs gastam 332 mil dólares. O custo anual por funcionário nas PMEs é de 3.670 de dólares, contra 3.297 de dólares nas grandes empresas.

A vasta quantidade de informações que as organizações produzem atualmente pode ajudá-las a atender melhor seus clientes e aumentar a produtividade. No entanto, esses mesmos dados também podem se tornar um problema se não forem protegidos adequadamente.

E as empresas entendem o impacto da perda de informações. Na América Latina, para 55% dos entrevistados, em casos como esse haveria perda de clientes, danos à reputação, apontado por 50%, redução de receita (41%) e aumento de despesas (39%).

Em 2011, 69% das empresas globais sofreram algum tipo de perda de informações por motivos variados enquanto na América Latina esse número chega a 80%. Os acidentes são atribuídos ao erro humano, falha de hardware, violação de segurança ou extravio e roubo de dispositivos.

Para evitar o roubo de informações, a Symantec aconselha, entre outras medidas, que as organizações foquem, por exemplo, na proteção das informações; separem dados inúteis de informações de negócios valiosas, protegendo-as adequadamente; e definam políticas para que as informações possam ser aplicadas de forma consistente onde quer que estejam localizadas.

Se você já garantiu a segurança dos pagamentos com o PagSeguro, aproveite para implantar uma boa política de proteção de dados também. Bons negócios

Via: ComputerWorld. Crédito da imagem: Catalina Olavarria via Compfight

E já que tocamos no assunto segurança, não deixe de oferecer a forma mais segura e confiável em pagamento eletrônico aos seus clientes, o PagSeguro. Cadastre-se agora mesmo: