Tutorial PagSeguro: Recupere seus clientes utilizando a API de transações abandonadas

 

Seu cliente chegou na sua loja, efetuou uma compra e… SUMIU? Isso pode ocorrer e é chamado de abandono de carrinho.

Quando o cliente é direcionado da sua loja para o PagSeguro e, por algum motivo ele fecha a janela de pagamento, este cliente pode ser considerado como perdido caso você não tenha algum sistema que identifique que ele abandonou o carrinho.

Pensando nisso, o PagSeguro desenvolveu uma API para que você consiga obter uma listagem desses clientes  para tentar recupera-los. Essa é a API de Transações Abandonadas.

 

Para obter os dados dos clientes que abandonaram o carrinho de compras, basta fazer uma requisição para a API como no exemplo a seguir:

https://ws.pagseguro.uol.com.br/v2/transactions/abandoned
?initialDate=2012-06-01T00:00
&finalDate=2012-06-30T00:00
&page=1
&maxPageResults=100
&email=suporte@lojamodelo.com.br
&token=95112EE828D94278BD394E91C4388F20

Com essa chamada, o PagSeguro devolverá em um XML os dados dos checkouts que foram abandonados. Veja um exemplo desse retorno:

 

Perceba que, o principal meio de você identificar qual o cliente é o código de referencia pois, não necessariamente este cliente terá digitado os dados no ambiente do PagSeguro então não esqueça de, em todas as suas chamadas de pagamento, enviar um código de referência único para cada cliente.

Acesse nossa API de transações abandonadas para mais informações.

Tem alguma sugestão ou encontrou algum erro no Guia de Integração ? Entre em contato.

2 opiniões sobre “Tutorial PagSeguro: Recupere seus clientes utilizando a API de transações abandonadas”

  1. Olá Keven,

    Na sua conta PagSeguro entre em Prerências>E-mails> Recebimento de e-mails e verifique os e-mails configurados para receber as notificações.

  2. Olá queridos otimo tutorial,
    Aproveitando o Assunto “Cliente”.
    Gostaria de tirar uma duvida.

    bom tenho minha conta na pagseguro com email cadastrado
    suporte@uphosts.net

    porem eu nao tenho mais acesso esse email

    sendo assim coloquei como secundario
    o email contato@keven.com.br

    só que nao recebo email quando alguem compra algum produto meu nao recebo se foi aprovado nada disso.

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