Tutorial PagSeguro: Completando o seu cadastro com a Notificação do PagSeguro

Alguns sites como Clube de Compras, Site de jogos e outros que vendem bens virtuais geralmente não solicitam um cadastro completo do cliente do seu lado. Isso ocorre porque esses sites prezam pelo mínimo de informação a fim de agilizar o processo de compra do cliente e evitando assim com que este desista. Porém, quando o cliente chega no PagSeguro para efetuar o pagamento, o cliente necessita completar alguns dados para que nossa ferramenta proporcione o máximo de segurança.

Este processo não é um problema até que o cliente resolve fazer a segunda o a terceira compra. Quando o cliente é levado a digitar dados que ele já digitou uma vez, isso pode aumentar as chances do cliente ficar insatisfeito e pode até levar a desistência.

Este processo pode ser melhorado com uma boa integração. Vamos ver agora como melhorar o processo de próximas compras para esses modelos.

Na explicação abaixo nós vamos utilizar referencias da API de Notificação do PagSeguro. Caso você ainda não conheça, de uma olhada antes de continuar a leitura: http://zip.net/bqcV8X

Vamos pegar como exemplo um clube de compras coletivas onde o cliente, ao selecionar uma oferta, é levado para um simples cadastro solicitando Nome completo, e-mail e Senha. Esses são geralmente os dados solicitados pelos sites para atrelar o número de pedido e poder oferecer uma área para o acompanhamento dos cupons.

Quando este cliente é levado para o PagSeguro, nós vamos solicitar algumas informações para processar a compra como Telefone e Endereço.

No Final da transação, o cliente será levado para a página do clube de compras e um POST de Notificação de Pagamento será enviado para o servidor do vendedor.

Após o processamento da notificação, além dos dados da transação para atualizar a compra você também recebe os dados do cliente necessários para completar a sua base de dados. Veja abaixo um exemplo do XML com os dados do cliente:

Com esses dados, você consegue atualizar os dados do seu cliente em seu banco de dados.

Na próxima compra deste cliente, você pode encaminhar os dados do endereço e telefone obtidos na primeira transação. Assim o cliente será encaminhado diretamente para a pagina de pagamento do PagSeguro.

Outro ponto positivo desta prática é a possibilidade da sua empresa conseguir identificar melhor quem são seus compradores a partir de relatórios utilizando os dados geográficos obtidos.

7 opiniões sobre “Tutorial PagSeguro: Completando o seu cadastro com a Notificação do PagSeguro”

  1. Olá, obrigado pelo artigo, bem objetivo. Tenho uma dúvida que é um pouco relacionada ao assunto tratado, se puder me ajudar agradeço muito! Já tentei atendimento, telefone e email e ainda não consegui que me ajudassem..

    Implementei nessa última semana a integração do pagamento pelo PagSeguro e nessa parte tudo funciona muito bem, o usuário consegue completar as transações e eu recebo (e levo) tudo que é necessário entre meu site e o PagSeguro para completar o pedido.

    Já que ainda estou em testes, ainda não experimentei nenhuma compra por cartão ou débito, somente por boleto, portanto eu só confirmei esse cenário:

    – Finalizo um pagamento através da geração do Boleto.
    – Assim que o boleto é gerado ocorre a comunicação entre os dois sites e o pedido é registrado e mantido em modo de “Aguardando Pagamento”. Recebo essas notificações (através da API) no meu site e tudo ocorre normalmente.
    – Quando o Boleto vence o PagSeguro cancela o pedido e manda nova notificação ao meu site, tudo ok.

    O problema está quando eu mudo MANUALMENTE o status do pedido no PagSeguro, eu não recebo nenhuma notificação no site, me impossibilitando de atualizar o status dos pedidos por lá. Isso causa uma incoerência já que, se pego um pedido no PagSeguro e o atualizo para CONCLUÍDO (no Pagseguro mesmo, pelo historico de transações) ele continua com o status anterior na loja virtual, já que não recebeu nenhuma notificação.

    Já vasculhei todos os logs de erro e acesso possíveis do servidor onde esá hospedado o site e em nenhuma das vezes houve algum POST ou GET referentes ao PagSeguro no momento em que eu modificava algum pedido no historico de transações.

    Afinal, isto é um erro ou é o pretendido? Não era para o PagSeguro enviar uma nova notificação de mudança de status quando o mercador muda manualmente o status do pedido pelo PagSeguro?

    Muito grato, e desculpa a mensagem enorme..

  2. Boa tarde Felipe,

    No momento o módulo do PagSeguro não faz atualização do status, sendo assim este procedimento deve ser realizado do seu lado. Vou encaminhar esta sugestão ao setor responsável.

  3. Oi, tenho uma dúvida.

    Usando alguns dos plugins do PagSeguro para WordPress eu gostaria de saber o que o cliente comprou e quanto pagou para que o meu BD fosse atualizado e também saber se deu certo ou não o pagamento.

    Assim a minha dúvida é que se algum plugin do pagseguro para WP realmente me forneceria essas informações.

    Porque até onde eu sei eu precisaria além de saber o que ele comprou eu gostaria de saber que tipo de produto são mais comprados e etc.

    Abraços

  4. Olá Eduardo,

    Mensalmente você recebe uma nf com a relação das taxas cobradas pelas vendas da sua loja.
    Caso tenha duvidas, nossa central de atendimento pode lhe auxiliar pelo telefone (11) 5627-3440 (Segunda a sábado das 8h às 20h30)

    Atenciosamente
    Equipe PagSeguro

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