Abandono de compra no check-out ainda tem salvação

Foto por alles-schlumpf

O cliente entrou no seu e-commerce se logou, escolheu alguns produtos, colocou no carrinho mas na hora de fechar a compra acabou desistindo.

Calma, pode não parecer, mas esta venda ainda não está perdida. São muitos os motivos para o cliente ter desistido da compra. Pode ser o valor do frete, o valor do ticket final. São muitas as variáveis.

Mas com um pouco de ajuda do pessoal de TI você pode cadastrar rotinas que mandam um e-mail alguns dias depois de uma desistência oferecendo um desconto ou uma promoção para que o cliente retome a venda.

As vezes até um erro de digitação por parte do cliente pode prejudicar o processo de compra e neste momento até uma ligação pode reverter um abandono numa compra de sucesso.

E depois deste carinho todo que você teve com o cliente ele com certeza vai querer comprar com você mais vezes e indicar seu e-commerce para os amigos.

E não esqueça de deixar bem visível o banner do PagSeguro como forma de pagamento, quando o cliente se sente mais seguro, ele compra mais.

17 opiniões sobre “Abandono de compra no check-out ainda tem salvação”

  1. Sugestão ao PagSeguro: creio que a quantidade de vendas perdidas seria menor se permitissem o pagamento dentro do ambiente do próprio e-commerce, desde que este possua um certificado de segurança SSL 256 bits.

  2. Concordo que o atendimento de forma virtual não provê a mesma abordagem que em uma loja física. No entanto, desenvolver mecanismos para minimizar essa “frieza” é indispensável, a exemplo do contato via chat online entre as partes o que transmite mais segurança e aumento das chances de efetivação da transação.

  3. No que diz respeito ao atendimento, como vimos, a concorrência é muito grande no comércio, então, conquistar um cliente e garantir sua volta não é tarefa fácil. Em uma loja virtual o atendimento costuma ser um pouco mais “frio”, enquanto que, em uma loja física existe o contato direto entre vendedor e cliente, o que permite, muitas vezes, uma relação de confiança. Neste quesito, as lojas virtuais acabam perdendo grande parte de sua clientela, e estes, desistindo de suas compras on-line.

  4. Concordo com o Fernando. O Sistema PagSeguro deveria ser mais ágil e céllere e acoplado a loja. O Cliente fica aguardando redirecionamento para a Loja, isso desestimula e as vezes há desistência da compra. Fica a sugestão, principalmente para as lojas hospedadas no UOL.

  5. Concordo com Aldryn Netson ” o PAGSEGURÕ não oferece essa opção no cáculo de frete e deveria busca uma maneira de oferecer essa opção para as lojas que são cadastradas nos correios para o E-SEDEX.”.. O PagSeguro tem que procurar junto aos correios pois os concorrentes já estão com reduções grandes em fretes nos correios.

  6. Como empresa de soluções web já utilizamos muitas vezes os serviços do PagSeguro para nossos clientes e um dos principais motivos que percebemos da não finalização das transações é o checkout complicado como colocou o Ricardo. O PagSeguro poderia pensar em um módulo de integração mais completo, exigindo que o portal tenha no mínimo um certificado de segurança SSL 256-bit para que o cliente ao finalizar a compra não precise sair do ambiente do e-commerce, ou pelo menos que seja possível colocar em uma janela sobreposta ao site com lightbox por exemplo também sem a necessidade do usuário sair do ambiente do e-commerce.

    Desde já agradeço a atenção.

  7. Boa tarde Ricardo,

    Encaminharei esta sugestão ao setor responsável, e qualquer novidade anunciaremos em nosso blog.

  8. Um dos grandes motivos para abandonos de carrinho é checkout complicado, pois o cliente tem que fazer dois checkout praticamente um na loja e outro no pagseguro, o pagseguro deveria desenvolver um checkout mais simples e dentro da loja, principalmente na loja uol.

  9. No momento o PagSeguro trabalha com PAC e Sedex, caso queira inserir um nova modalidade de calculo de frete, recomendamos que realize do seu lado e informe o valor final ao PagSeguro.

  10. Geralmente acontece devido ao frete ser muito caro. O SEDEX está muito caro e o cliente somente comprar se estiver com muita pressa para receber, leva de 3 a 5 dias. O PAC é mais barato, mas, leva até 21 dias para ser entregue e dependendo da situação o cliente desiste. O ideal é poder oferecer tabém a opção E-SEDEX, é praticamente o mesmo preço de PAC e a entrega leva de 5 a 7 dias, lojas que oferecem essa opção estão vendendo muito mais. Mas, o PAGSEGURÕ não oferece essa opção no cáculo de frete e deveria busca uma maneira de oferecer essa opção para as lojas que são cadastradas nos correios para o E-SEDEX.

  11. Dicas valiosas. Em alguns casos essa abordagem realmente funciona e com certeza pode ajudar a fidelizar um cliente. O abandono em grande quantidade no entanto pode indicar alguma falha no design da loja virtual e servir como alerta de que algo precisa ser melhorado. Deixar a marca PagSeguro visível ajuda muito na sensação de segurança na compra.

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