Dicas para sua loja virtual – Como melhorar as descrições dos produtos

Um empecilho que ainda faz muitas pessoas desistirem das compras virtuais é o medo do produto comprado não ser exatamente como descrito no site. Quando falamos sobre roupas, o grau de desistência é ainda maior, pois não é possível ir ao provador ver se a peça cai bem ou não.

A solução para esta barreira é fazer com que as descrições dos produtos na loja virtual sejam as mais honestas e detalhadas quanto for possível. Veja a seguir algumas dicas.

 

Disponibilize as medidas do produto

Sejam roupas, móveis ou eletrônicos, é sempre bom informar todas as medidas do produto (largura, diâmetro, cintura, etc) em centímetros. Assim, o consumidor não se engana com a foto mostrada no site, que pode estar numa proporção diferente.

 

Eletrônicos: todo cuidado é pouco

Ao vender eletrônicos e eletrodomésticos, é muito importante deixar claro todas as especificações técnicas, para que seu cliente não corra o risco de colocá-lo numa tomada errada e perder o produto no primeiro uso – o que, ainda por cima, o impediria de retornar a comprar pois configuraria dano por mau uso.

O mesmo vale para vídeo-games e DVDs, que possuem diferentes regiões e podem não rodar em qualquer aparelho, podendo levar ao bloqueio do console. Sempre informe o código da região do produto que está sendo vendido.

 

É réplica? Deixe claro

Muitas lojas oferecem produtos “inspired”, ou seja, inspirados em lançamentos internacionais, mas não necessariamente falsificados. A qualidade e os preços deste tipo de produto atrai muitos compradores, que podem, no entanto, comprar gato por lebre por não terem encontrado uma descrição clara que informasse que aquele produto não é o original. Ser honesto faz com que seus clientes confiem em você!

 

Seja simpático até na descrição

Claro que as fotos e os preços são imprescindíveis para conquistar o cliente. Mas uma descrição simpática do produto também ajuda muito. Deixe a seriedade para as especificações técnicas e crie uma história que convença seu consumidor de que aquele produto está esperando por ele.