Prepare-se: o Natal está chegando!

O Natal é a data comemorativa mais lucrativa do comércio  e o 13º salário é um atrativo especial. Prova disso é a pesquisa do serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que revela um cenário positivo para o comércio varejista: neste ano, mais brasileiros devem ir às compras e gastar mais com os presentes de Natal em relação ao ano passado.

De acordo com o levantamento, 87% dos consumidores entrevistados têm a intenção de comprar pelo menos um presente este ano. Além disso, o valor médio gasto com cada presente deve saltar de R$ 86,59 no Natal passado para R$122,40 em 2014. Outro dado importante é que apesar do shopping ser o local preferido para compras, 20% dos presentes devem ser comprados pela internet esse ano.

Com isso, todas as áreas do comércio são beneficiadas e, para aproveitar esses dados animadores, basta seguir algumas dicas de como se preparar para a data e aumentar as suas vendas:

  1. Kits promocionais são práticos, ajudam clientes indecisos, oferecem uma margem de lucro melhor e podem ser um diferencial na concorrência.
  1. Hoje em dia só não aceita cartão de crédito quem não quer. Oferecer vários meios de pagamentos e prazos estendidos conquistam os clientes. E quem tem PagSeguro ainda consegue vantagens e mais ferramentas especiais.
  1. Foco especial no atendimento ao cliente. Um consumidor satisfeito e bem atendido volta e recomenda. Seu atendimento tem que ser humanizado, eficiente e pessoal. Chame o cliente pelo nome, mostre que você o conhece e que está disposto a ajudá-lo no que for preciso. Lembre-se que uma má experiência nesta época pode custar muito caro para a imagem de sua marca.
  1. Ofereça embalagens para presente com o tema fim de ano e acrescente informações da sua marca na embalagem, como o logo da sua empresa. Afinal, tudo é válido para divulgar e atrair mais clientes.
  1. Muitos consumidores irão comprar em seu site para presentear. Um dos fatores que inibem a compra nesta situação é a falta de clareza das políticas de trocas e o prazo em que elas podem ser realizadas. Facilite a visualização dos termos e pense em expandir o prazo durante o Natal.
  1. Quem não curte uma “lembrancinha” de Natal? Brindes e cortesias são ótimos atrativos neste época do ano. E você não precisa investir muito. Vale estipular algumas regras, como um valor mínimo a ser gasto no loja, para incentivar o cliente a comprar mais.
  1.  Preço e promoções bacanas são sempre boas armas para conquistar um cliente. Se não for possível colocar uma dessas estratégias em prática, outra opção é oferecer bônus para próximas compras ou descontos de acordo com valor gasto ou quantidade de peças compradas.
  1. Organize e aumente seu estoque. Não se baseie apenas nas vendas do ano passado, você precisa estar preparado.

E aí, preparado? Boas vendas!