Reality show vai mostrar a empreendedores online como expandir seus negócios

impulso digital

Imagine que bom seria se você pudesse aprender com os erros e acertos de outra pessoa? Bem, quando o assunto é empreender na internet, você pode. É só ficar de olho no Impulso Digital, reality show online que estreou no dia 24/04/2015.

Durante dez meses, você poderá acompanhar a jornada de Alcyr Ferreira Neto, proprietário da loja de produtos para o lar Empório do Lazer, rumo à expansão da sua loja virtual. Ele receberá ajuda de especialistas do UOL e do mercado para fazer melhorias na sua empresa em várias frentes, como planejamento, gestão, finanças e marketing.

Todos os desafios que ele terá que encarar serão registrados em diversos canais (incluindo vídeos, blog, e-books e redes sociais). E seus aprendizados serão compartilhados com outros empreendedores que querem construir um negócio de sucesso na internet.

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2014, três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

No entanto, de acordo com o IBGE, quase metade das empresas brasileiras fecha antes de chegar aos três anos da existência.

O personagem e seus mentores

Neto já tem 10 anos de experiência no universo offline, mas há três anos decidiu trazer sua loja física também para o mundo virtual e aí começaram as dificuldades. “Vender na loja virtual tem muitas variáveis. É bem mais complexo do que na loja física”, diz o empreendedor.

Embora ele já tenha essa bagagem trazida pelo varejo tradicional, falta experiência com o mundo digital. Ele deixa de lado planejamento e metodologias na hora de administrar o seu negócio, o que acaba impedindo que a loja cresça.

“O Neto é cheio de vontade de crescer, mas falta informação e ferramentas para ajudá-lo nesse processo”, aponta Marcelo Varon, gerente geral de marketing e vendas do UOL HOST.

E é justamente para ajudá-lo a preencher essas lacunas que faltam para alcançar o sucesso, que um time composto pelos melhores especialistas do mercado irá entrar em campo para aconselhar e dar tarefas para o empreendedor.

A começar pelo seu mentor, In Hsieh, que estará ao seu lado durante todo o projeto. O jovem executivo participou do processo de criação do Submarino, um dos maiores varejos online do Brasil e, mais recentemente, criou as startups de e-commerce Baby.com.br e a 4vets.com.br.

E ele já chega acalmando o seu mentorado, compartilhando um pouco de sua experiência. “Ao longo da minha carreira, tive vários momentos parecidos com esse que o Neto está vivendo, de querer fazer tudo. É natural. Mas é fundamental ter foco”, diz Hsieh.

A primeira etapa do Impulso Digital foca em Diagnóstico e Planejamento. E os primeiros aprendizados do Neto sobre o assunto podem ser conferidos aqui, no primeiro episódio do Impulso Digital.

Pronto para encarar essa junto com Neto? É sua chance de também fazer seus negócios decolarem!