O que fazer com os abandonos de carrinho? Conheça 5 motivos e suas soluções!

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Um carrinho abandonado pelo cliente na sua loja virtual é uma venda perdida, certo? Na verdade, nem sempre. Existem muitas razões para que estes abandonos aconteçam e, analisando cada uma delas, você pode descobrir maneiras efetivas de recuperar compradores. Por isso, o PagSeguro listou 5 dos principais motivos de abandono de carrinho e como lidar com cada um deles:

1 – Comparação de preços
Imagine que alguém quer comprar uma camiseta pela internet. Para encontrar a melhor oferta, ele pesquisa em diversos sites e chega até a hora do pagamento. Assim, sabe até o valor do frete e encontra o preço mais baixo, abandonando os outros carrinhos. Para ganhar esse cliente, não tem jeito, o negócio é oferecer produtos mais baratos que os concorrentes. Um bom jeito de fazer isso sem sacrificar sua margem de lucro é com descontos no frete e o Envio Fácil PagSeguro pode ajudar o seu e-commerce nessas situações.

2 – Navegantes
Tem gente que adora pesquisar produtos na internet, para comprá-los depois. Assim, o cliente entra na sua loja virtual e “favorita” 4 livros que gostou, por exemplo, deixando-os no carrinho para realizar o pagamento depois. O problema é que ele pode esquecer da compra e nunca mais voltar ao seu site. Uma ótima maneira de combater isso é com a ferramenta Recuperação de Carrinho PagSeguro, que envia e-mails para o cliente logo após o abandono e 24h depois. Assim, ele vai lembrar dos produtos que “favoritou” e poder finalizar a compra.

3 – Insegurança
Mesmo com o varejo virtual crescendo no Brasil, alguns clientes ainda sentem insegurança ao comprar pela internet. Imagine que uma pessoa está pesquisando um par de tênis. Ela chega até a sua loja e encontra o produto dos sonhos dela, com o preço perfeito, mas na hora de pagar, ela lembra que um parente teve uma experiência negativa ao comprar num e-commerce e desiste da compra. Para combater esse problema, você pode contar com a credibilidade do PagSeguro. É uma empresa que passa confiança para os seus consumidores e conta com um sistema comprovadamente seguro, que inclusive já recebeu o selo PCI .

4 – Falta de variedade nas formas de pagamento
Um cliente resolve comprar um jogo de panelas online. Após pesquisar por um bom tempo, ele encontra exatamente o produto que procurava a um ótimo preço no seu site. Tudo encaminhado para a compra. Nem sempre! Ao perceber que você não aceita o cartão de crédito dele, o cliente se sente frustrado e desiste, abandonando o carrinho e, possivelmente, a sua loja. Por isso, é essencial oferecer uma boa variedade de formas de pagamento para seus compradores. O PagSeguro tem a maior variedade de meios de pagamento, como cartões de crédito e débito, transferências bancárias, boleto e saldo em conta, além de contar com opções flexíveis de parcelamento.

5 – Checkout complicado
Tem um cliente procurando bonés na sua loja virtual. Ele gostou de um produto, adorou o preço e o colocou no carrinho. Chegou a hora de realizar o pagamento. Mas onde está o botão de finalizar compra? Será que ele tem que clicar ali mesmo? Não, voltou para a página anterior. Então, deve ser por aqui! Também não… Finalmente, ele desiste da compra e vai pesquisar em outro site. Esse é um problema muito comum que leva ao abandono de carrinho: checkout complicado demais. A hora do pagamento tem que ser clara, simples e objetiva. Dê uma olhada nas opções de checkout do PagSeguro, elas podem te ajudar a oferecer uma mecânica adequada para a finalização de compras.

Agora que você já conhece os principais motivos de abandono de carrinhos, aproveite as dicas e, principalmente, as soluções que o PagSeguro oferece para aumentar as vendas da sua loja virtual e conseguir ainda mais compradores!

Fonte:
http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/quer-aumentar-as-vendas-recupere-os-carrinhos-abandonados/