RESULTADOS DO E-COMMERCE DE 2015

Webshoppers

O ano de 2015 foi conturbado para o mundo dos negócios por causa da crise. Porém, a 33ª edição do relatório WebShoppers mostrou que os resultados não foram ruins. Comparando com o varejo tradicional, o e-commerce tornou-se um dos principais aliados dos brasileiros para compras, oferecendo na maioria das vezes o melhor custo-benefício.

Isso, aliado a melhoria dos serviços oferecidos pelo comércio eletrônico aumentaram a confiança dos consumidores. Ou seja, comparado com o ano de 2014, 2015 apresentou um crescimento de 15,3%.

Pontos de destaque de 2015 segundo o relatório:

Pedidos: o volume de pedidos cresceu no segundo semestre, impulsionado pela Black Friday, Natal e por outras datas promocionais.

Omnichannel: algumas grandes lojas de varejo, com forte presença online, implementaram o processo no qual o consumidor pode retirar produtos comprados pela Internet nas lojas físicas.

Dispositivos móveis: as vendas via dispositivos móveis cresceu ao longo do ano, atingindo 15% das vendas, no mês de dezembro.

Frete: o ano ficou marcado pela diminuição das promoções de frete grátis. No mês de dezembro, por exemplo, apenas 39% das vendas foram feitas com frete gratuito

Consumidores: 39,1 milhões de consumidores virtuais realizaram pelo menos uma compra em 2015, volume 3% maior que em 2014.

Quais são as expectativas e previsões para 2016?

O ano de 2016 chegou com previsões otimistas: crescimento esperado de 8%, atingindo assim um total de R$ 44,6 bilhões em vendas.

Como no ano de 2015, o crescimento do e-commerce se baseia – e muito – no aumento de preços do comércio tradicional, levando as compras em sua maioria para o comércio eletrônico. E vale ressaltar também que a maior participação de vendas será de categorias como eletrodomésticos e smartphones.

Portanto, as notícias para quem trabalha com e-commerce são positivas, mesmo com o momento de instabilidade que o Brasil passa. E, se precisar de ajuda para aumentar os lucros, o PagSeguro está aqui.

Confira o relatório WebShoppers completo.