O que significa cada status das minhas transações?

Status das transações do PagSeguro

Os status das suas transações são como fases pelas quais uma transação passa desde o momento em que o comprador realiza o pagamento até a hora em que o dinheiro chega às mãos do vendedor.

Essas informações podem ser facilmente acessadas no seu perfil. Basta ir até “Painel”, no menu vertical que está no topo da página e, em seguida, clicar em “Minha Conta”.

Minha conta PagSeguro

No menu vertical, do lado esquerdo da tela, clique em “Extrato de transações”. Lá estão reunidas todas as informações sobre as compras e as vendas feitas por você via PagSeguro. Para mais detalhes, veja como funciona o extrato de transações.

Menu Extrato de transações

São seis os status possíveis. Veja, abaixo, quais são eles e em que consistem:

Aprovada

Status Aprovada

Uma transação que consta como aprovada significa que o pagamento foi identificado pelos servidores do PagSeguro. A partir desse momento, o vendedor será notificado para que dê prosseguimento ao envio do produto ou à realização do serviço.

Cancelada

Status Cancelada

Transações canceladas são aquelas cujo prosseguimento foi interrompido pelo comprador ou pelo vendedor, e isso pode acontecer, por exemplo, quando o pagamento pelo produto ou serviço não foi aprovado.

Em análise

Status Em análise

Nesse caso, o PagSeguro está analisando os dados que foram inseridos pelo comprador no momento da compra. É mais uma medida de segurança que visa a assegurar um ambiente saudável para quem compra e para quem vende usando o serviço.

Em alguns casos, é possível que um membro da equipe do PagSeguro entre em contato com o comprador para checar alguma informação que possa soar como inconsistente. Vale lembrar, contudo, que ninguém está autorizado a solicitar dados como conta bancária ou número do cartão de crédito usado na transação.

Aguardando pagamento

Status Aguardando pagamento

É o status que uma transação recebe quando está no aguardo pelo pagamento, como quando a forma de pagamento escolhida pelo cliente é por boleto bancário ou quando se solicita o saque na conta bancária.

A compra ou a venda permanecerá sob essa condição até que o pagamento seja realizado. Uma vez que isso tenha sido feito, o prazo para compensação do pagamento nos servidores do PagSeguro é de até três dias úteis. A partir daí é que a transação poderá mudar de status para Aprovada ou Cancelada, caso o pagamento não seja realizado.

Em disputa

Status Em disputa

Transações que se encontrem em disputa só serão encerradas depois que a questão for solucionada em favor do comprador ou do vendedor e, uma vez encerrada, ela não poderá ser reaberta.

É uma alternativa oferecida pelo PagSeguro para auxiliar os consumidores, na ocasião de problemas, a manter contato com os vendedores. O objetivo é que as partes possam entrar em acordo da forma mais rápida e direta possível.

Em contestação

Status Em contestação

A contestação é um processo pelo qual uma transação com cartão de crédito é revertida. E isso pode acontecer quando, por exemplo, o comprador não reconhece a compra, não recebeu o produto no prazo ou quando esse produto está em desacordo com o que foi combinado. Assim como nos casos “Em disputa”, apenas após encerrada a contestação é que a transação mudará de status.

O PagSeguro deixa tudo claro em sua conta para que você acompanhe, com facilidade, todos os processos que estão sendo realizados.