Como aproveitar o Dia dos Pais para incrementar sua receita

Como vender mais no Dia dos Pais

Todo mundo já sabe: o segundo domingo de agosto é dia de almoçar com a família para comemorar o Dia dos Pais e, de quebra, presenteá-los. Do ponto de vista dos lojistas, trata-se de uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas e, assim, incrementar a receita. No entanto, se o objetivo é aproveitar a data para faturar mais, os lojistas devem começar a se preparar para o Dia dos Pais com muita antecedência.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico estimou que as vendas no Dia dos Pais do ano passado ultrapassaram a marca de 1,73 bilhão de reais. Por sua vez, segundo pesquisa da Fecomércio-RJ, o varejo tradicional faturou em torno de 3,8 bilhões de reais no período em 2015.

Para pegar uma fatia desse total, o lojista deve se preparar desde já, pensando em uma série de fatores. Isso inclui formas de pagamento, estoque, logística, programas de fidelização e por aí vai. Confira, a seguir, algumas dicas para você aproveitar o Dia dos Pais para incrementar sua receita:

Não deixe o estoque parado

Quem trabalha no varejo sabe que estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. Para não correr esse risco, você deve fazer uma projeção de quantos produtos vai vender. Uma maneira simples de fazer essa conta é calcular a média de vendas dos últimos três anos. Mesmo com a crise financeira, ninguém deixa de comprar uma lembrança para o pai. A única mudança é que, talvez, as pessoas busquem opções de presentes mais baratas. Então, o melhor é manter o mesmo estoque, mas investir em produtos mais em conta.

Valorize seus produtos

É claro que as pessoas buscam o menor preço. Só que, se você apresentar todos os benefícios de um produto antes de seu preço para um cliente, é capaz que ele fique muito mais suscetível a pagar um pouco mais para comprar o produto em questão. Nesse sentido, em sua loja virtual, procure fazer uma descrição completa, destacar fotos de qualidade e, inclusive, produzir vídeos para mostrar as funcionalidades dos produtos. Pelo menos, faça isso nos que têm maior potencial de vendas.

Caso você tenha uma loja física, o mesmo raciocínio faz sentido. Treine seus colaboradores para demonstrar todos os benefícios dos produtos logo no início do atendimento. Mais para a frente, quando o cliente estiver convencido, mencione o valor do presente.

Capriche na vitrine e no layout da sua loja

Quando os clientes entrarem em sua loja virtual após uma pesquisa no Google ou um link nas redes sociais, eles precisam se sentir à vontade. Isso significa que caprichar no layout da sua página é um passo fundamental para converter visitas em vendas. Que tal colocar um banner com a foto de um pai sorrindo ao lado de seus filhos? Essa imagem fortalece a ideia de que o usuário pode contar com a ajuda da sua loja para presentear o pai dele.

Na loja física, invista na vitrine, pois é ela que vai chamar a atenção dos clientes. Destaque-a com cores ligadas ao segmento masculino, como verde e azul.

Ofereça muitas opções de pagamento aos clientes

Hoje em dia, as lojas precisam ser flexíveis em relação às opções de pagamento. Os clientes têm o direito de pagar com cartões de crédito e débito, dinheiro, boleto e até depósito em conta.

Se você possui um comércio físico, precisa correr atrás de maquininhas de cartões e, caso tenha um negócio online, precisa cadastrar e negociar condições com bancos e operadoras de cartões de crédito individualmente. Mas é possível resolver todas essas questões com uma única solução: abrir uma conta no PagSeguro.

Utilizando o PagSeguro, seja no comércio eletrônico ou no tradicional, você consegue atender às necessidades do cliente, ganhando pontos com ele. Ao todo, são mais de 25 meios de pagamento, desde cartões de crédito e débito até boleto e depósito bancário. Se for uma loja virtual, você oferece ao consumidor a possibilidade de parcelar a compra em até 12 vezes e, ainda por cima, recebe tudo em uma única vez!

E no varejo físico, o PagSeguro também é a solução. Você adquire o leitor de débito e o leitor MINI por um preço superacessível, sem precisar pagar aluguel. Além de realizar pagamentos com cartões de débito e crédito, as taxas cobradas ficam abaixo da média do mercado. Trata-se de uma ótima opção para quem faz poucas transações por mês.

Mas se o seu volume de vendas for muito grande, a melhor opção é a Moderninha Wifi. Além das principais bandeiras de cartões de crédito e débito, ela aceita voucher (cartão refeição) e não precisa de celular para se conectar. Sem cobrança de aluguel, ela parcela em até 12 vezes!

Ainda não começou a se preparar? Então, corra porque os filhos já estão à procura de um presente para seus pais!