Dicas para vender mais na Black Friday 2016

Como vender mais na Black Friday 2016

Desde 2010, a última sexta-feira de novembro já ficou conhecida, no mercado brasileiro, por oferecer 24 horas de liquidações imperdíveis, sobretudo no comércio eletrônico. Tanto é verdade que muitos consumidores preferem antecipar as compras de Natal durante a Black Friday.

Ano a ano, a data vem caindo no gosto dos brasileiros. Para se ter uma ideia, segundo dados da consultoria Ebit, as 24 horas de promoções movimentaram 1,64 bilhão de reais no comércio eletrônico no ano passado, um crescimento de 38% em relação ao 1,16 bilhão de reais que a data atingiu em 2014.

O sucesso deve se repetir neste ano. Pesquisa da consultoria aponta que 84% dos consumidores online ativos comprarão algum produto na sexta-feira de descontos. Quanto ao faturamento, a estimativa é que o e-commerce avance 30%, para 2,1 bilhões de reais.

Uma ótima oportunidade para os lojistas aumentarem a receita e queimarem o estoque parado, não é verdade? Então, descubra o que você deve fazer para preparar a sua loja para a Black Friday 2016. Vamos lá!

O PagSeguro realizou, no dia 08/11, uma transmissão ao vivo de um bate-papo com especialistas sobre o assunto, confira tudo que rolou e prepare-se para vender muito:

Faça descontos inteligentes

Se você decidiu entrar na Black Friday, trate de oferecer descontos agressivos para não decepcionar seus clientes. Mas isso não significa que você deve reduzir o preço de todos os produtos de qualquer jeito. Assim, você só vai acumular prejuízo.

É preciso planejamento. Uma alternativa para dar descontos atraentes sem ficar no vermelho é diminuir um pouco a margem de lucro. Agora, a melhor maneira de fazer promoções de preço em alguns produtos é negociar antes com seus fornecedores e parceiros.

Com antecedência, entre em contato com eles para convencê-los a diminuir o preço de alguns produtos para a Black Friday. Aqui, você precisa adotar o espírito de bom negociador que todo lojista deve ter!

Ah, e lembre-se que você não precisa colocar todos os produtos em oferta. Vale mais a pena priorizar aqueles que têm mais demanda e um preço mais elevado.

Renove o seu estoque

Como falamos acima, a Black Friday é uma ótima oportunidade para queimar aqueles produtos que estão encalhados no estoque e, por consequência, trazendo prejuízo para a sua loja. Uma vez que eles têm pouca saída, um jeito de se livrar deles é formar kits com produtos relacionados. Aí, ofereça bons descontos para chamar a atenção dos visitantes.

Aumente os investimentos em divulgação

Nunca é cedo para avisar a sua base de clientes que promoções estão por vir. Isso faz com que eles aguardem a Black Friday ansiosamente para comprar na sua loja. À medida que a data se aproxima, você deve intensificar essa divulgação. Nesse sentido, aposte em estratégias baratas e eficientes, como o envio de e-mail marketing e a atualização nas redes sociais.

Mas, para conseguir atrair ainda mais clientes, você deve tirar o escorpião do bolso e aumentar os investimentos em outros canais. Aqui, estamos falando de Google AdWords e Facebook Ads. Trata-se de ferramentas extremamente eficientes para levar usuários qualificados para a sua loja virtual, uma vez que é possível segmentar os seus anúncios de acordo com o perfil de seu público-alvo.

Ainda dá tempo

Se você ainda não tem loja virtual, não é nada complicado de iniciar uma agora e trabalhar para vender seus produtos ou serviços na Black Friday.

Em menos de 5 minutos, você consegue criar uma loja virtual no UOL HOST, e ela já vem integrada com Checkout/Tela de pagamento do PagSeguro, garantia de estabilidade e contando com um sistema anti-fraude por trás das transações. Você pode parcelar suas vendas em até 12x e recebe tudo de uma vez!

Caso você não queira criar uma loja virtual, você ainda pode vender pelo seu blog ou diretamente nas redes sociais, usando um Botão de Pagamento ou link direto para venda, que você pode gerar na sua Conta PagSeguro em poucos cliques.

Crie alternativas para entregar as encomendas em dia

Não consegue competir com seus concorrentes por preço? Então, aposte em entregas rápidas. Pode acreditar, os clientes adoram receber as encomendas em pouco tempo.

Para tanto, você já deve ter algumas alternativas debaixo da manga. Além dos Correios, procure fazer parceria com transportadoras e contratar serviços de motoboys para entregas locais. Vale a pena até usar veículo próprio para entregar os produtos em regiões próximas.

Ah, e não se esqueça de avisar seus clientes. Se você consegue entregar os produtos em até 24 horas para compras realizadas na cidade da sua loja virtual, deixe essa mensagem bem clara nas suas mensagens de divulgação e no próprio site.

Já pense no Natal

Uma vez que muitos consumidores aproveitam os descontos da Black Friday para comprar os presentes de Natal, as vendas, em dezembro, podem cair consideravelmente. Para evitar essa queda brusca, faça uma promoção para que os clientes voltem durante o Natal. Assim, quem comprar na Black Friday ganha um pequeno desconto nas compras realizadas em dezembro.

Não engane os consumidores

Apesar de ganhar adeptos ano a ano, a Black Friday ficou com uma fama ruim que, até hoje, ainda persiste. Para dar a impressão de descontos agressivos, muitas lojas virtuais aumentavam o preço dos produtos na véspera e, aí, voltavam ao preço normal durante a sexta-feira de descontos. Quando os consumidores perceberam a estratégia de enganá-los, a data ganhou o apelido pejorativo de Black Fraude.

Portanto, não menospreze a inteligência de seus clientes. Eles monitoram os preços dos produtos durante o ano e sabem quando, de fato, eles estão com bons descontos. Seja, também, transparente com os visitantes. Se um produto acabou no estoque, avise imediatamente no site. Isso evita alguns transtornos desnecessários.

Por fim, nunca mude o preço durante a Black Friday. O que você anunciou no e-mail marketing e nas redes sociais deve permanecer durante as 24 horas de promoção!

Afinal de contas, a sua reputação está em jogo. Sabendo que o Natal é a próxima data que você deve aproveitar para faturar mais, a imagem da sua loja virtual não pode estar manchada.

É isso aí! Prepare-se e boas vendas!