Dia do Consumidor: Dicas Para Vender Mais

Em Março acontece o Dia Internacional do Consumidor, que é para muitos varejistas, a Black Friday do primeiro semestre.

De tão importantes para o varejo, os consumidores ganharam uma data especial só deles no calendário.

Desde 1983, o Dia Internacional do Consumidor é comemorado em 15 de março, embora ele só tenha ganhado força nos últimos anos no Brasil, com a consolidação do comércio eletrônico.

Segundo dados da consultoria Ebit, o e-commerce movimentou 265 milhões de reais no Dia do Consumidor de 2017. Aliás, muitos lojistas já encaram a data como a Black Friday do primeiro semestre.

Para aproveitar o dia, é preciso oferecer descontos exclusivos e criar promoções imperdíveis. Afinal, a ideia é agradar aos seus clientes e, por consequência, impulsionar suas vendas, não?

Mas você não pode sair dando descontos a torto e a direito de última hora, sem fazer um planejamento. Corre-se o risco de ficar no prejuízo. Portanto, programe-se o quanto antes e divulgue seus descontos no Dia do Consumidor com antecedência para que seus clientes se preparem para a compra.

A seguir, veja os tipos de promoções que você pode oferecer:

Parcelamento sem juros

Você sabia que, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 79% dos brasileiros costumam parcelar suas compras, tanto em lojas físicas quanto virtuais? Concordamos, então, que oferecer a possibilidade de parcelamento já é suficiente para atrair clientes.

No entanto, sabemos, também, que compras parceladas implicam cobrança de taxas mensais. Para que o consumidor perceba vantagem nessa situação, você pode assumir todas as taxas adicionais do parcelamento nas compras realizadas no Dia do Consumidor. Assim, um produto de 500 reais comprado em 10 vezes tem um custo de 50 reais mensais para o consumidor.

E o PagSeguro permite configurar o Parcelamento Vendedor em todas as maquininhas de cartão e em lojas virtuais. É possível, aliás, determinar o período em que esse tipo de parcelamento será aplicado. Vale lembrar, também, que você recebe o valor integral das vendas de uma única vez, independentemente do número de parcelas e já com os valores das taxas devidamente abatidos.

Frete grátis

De acordo com a pesquisa Consumidor Digital 2017, elaborada pela agência Conversion, 77% dos consumidores online já desistiram de uma compra por conta do valor do frete. No entanto, oferecer frete grátis para todas as vendas pode prejudicar bastante o seu caixa. É possível, inclusive, que você fique no vermelho no fim das contas.

Portanto, uma boa tática é limitar frete grátis para regiões próximas do local de origem do produto ou para um valor mínimo de compras. Tem de ser um valor alto para compensar o frete grátis. Aliás, isso estimula o consumidor a colocar mais produtos no carrinho, aumentando o tíquete médio da sua loja virtual.

Desconto progressivo

À medida que o consumidor coloca mais produtos no carrinho de compras, ele ganha mais descontos. Essa estratégia é muito aplicada em lojas de roupas, uma vez que estimula o cliente a comprar mais de uma peça, de preferência que combinem entre si: calça, blusinha e jaqueta, por exemplo.

Pode ser assim. No segundo produto colocado no carrinho, ele ganha 20% de desconto; 30% sobre o terceiro e 40% sobre o quarto e assim por diante. Além de aumentar o tíquete médio, trata-se de uma estratégia para dar um giro mais rápido no estoque, sobretudo em produtos com pouca saída.

Não esqueça de convidar seus clientes para o Dia do Consumidor

Vamos combinar: não adianta nada criar diversas promoções se os seus clientes não têm conhecimento delas, né? Todo o esforço será em vão. Para que isso não aconteça, não deixe de enviar campanhas de e-mail marketing alertando sua base de contatos da chegada do Dia do Consumidor.

Marcar presença nas redes sociais e investir em mídia paga também são ótimas estratégias para alcançar mais pessoas e, assim, impulsionar suas vendas nesta data.

Agora que você já sabe o que fazer para vender mais no Dia do Consumidor, mãos à obra!

E para aproveitar ainda mais as nossas dicas, use e abuse das Soluções do PagSeguro para o seu negócio.