Se a propaganda é a alma do negócio, a Mídia Online é a alma do e-commerce

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Como diz o ditado popular, a “propaganda é a alma do negócio”. Mesmo que você tenha acabado de entrar no mundo do e-commerce, com certeza já ouviu essa frase. E no mundo online, a coisa não funciona diferente.

É muito comum o vendedor criar sua loja online e esperar aumentar absurdamente suas vendas do dia para a noite, na esperança de abocanhar uma fatia de um mercado que deve movimentar algo em torno de R$ 10 bilhões em 2009. Mas abrir uma loja online sem divulgá-la corretamente é como abrir uma loja física em uma rua que vive às moscas.

Outra atitude comum é abrir a loja online e apenas incluir no planfleto ou no cartão da loja a URL do site. Não estamos dizendo que esta atitude não é certa, mas apenas deve ser uma parte da estratégia.

O fato é que não necessariamente o público de sua loja física será o público de sua loja online. É importante expandir seus horizontes e considerar que no mundo online você tem mais chances de atingir compradores que nunca passariam na frente da sua loja física. Não há mais barreiras para os seus negócios. Por isso, você deve criar uma estratégia anúncios de comunicação para o público que está online. E a rede está cheia de oportunidades para isso – só que o modelo de negociação é um pouco diferente do que você pode estar acostumado. As métricas são outras, mas os resultados serão muito melhores.

Alguns passos para sua estratégia de mídia online:

Campanha de Links Patrocinados – são campanhas em sites de busca que têm como base um conjunto de palavras-chave. O primeiro passo é levantar as palavras que estão relacionadas ao seu negócio. Você só paga quando alguém clicar em seu anúncio, o que se chama CPC (custo por clique). Se você não tem grandes orçamentos de publicidade, não utilize palavras muito genéricas, que exigem maior investimento e resultam em baixa conversão. Por exemplo, se sua loja é de artigos esportivos, vale a pena usar a palavra-chave “bola de futebol”. Mas se usar a palavra “bola”, poderá ter uma grande dispersão, pois “bola” pode significar muitas outras coisas.

Anúncios em outros sites – você pode anunciar em sites com conteúdo relacionado ao seu. Existem muitas formas de negociação para isso, incluindo parcerias, programas de afiliados e compras de mídia. Além disso, quanto mais sites divulgarem seu link, melhor o seu posicionamento nos sites de busca.

Comparadores de preços – muitos compradores utilizam sites de comparação de preços antes de realizar sua compra online. Estude como incluir seus produtos em alguns desses sites.

A rede está cheia de conteúdo ensinando e orientando a trabalhar com estas ferramentas de mídia. E claro, o UOL tem produtos que podem ajudar, e muito, a sua loja virtual a ser um sucesso. Vale a pena conhecer:

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Boas vendas!

Imagem: Brave New World – Un mundo feliz, por ales-schlumpf, no Flickr, em CC