Anunciando no Facebook

logo facebookJá pensou em anunciar no Facebook? Existem uma série de condicionantes e estratégias para anunciar no Facebook, especialmente quando se pretende investir o mínimo para ganhar o máximo. Este anúncio não precisa ser apenas para vender – você pode conquistar afiliados, expor sua marca, fazer promoções. Como sempre, claro, é preciso conhecimento, prática e testes para conseguir o seu objetivo.

Aprovação dos Anúncios

Antes de mais nada, leia as diretrizes dos anúncios por lá. Sim, o material está em inglês – há também outras línguas, como espanhol. Nesta central, você consegue toda informação para conseguir ter seu anúncio aprovado pela equipe do Facebook – que, claro, quer que tudo esteja dentro de suas regras e necessidades. A rapidez do processo depende da diferença de fuso e isso deve ser levado em consideração de acordo com o tipo de campanha que você criou.

Retorno da Campanha

O principio de marketing é o mesmo que usamos para afiliados. Mas o Facebook tem diferenças importantes:

  • Se o seu CTR (volume de cliques diretos) for alto, a plataforma de gestão de anúncios provavelmente dará à sua campanha mais impressões e mais tempo no ar. Caso seu CTR seja baixo, seja rápido e reformule.
  • Escolha bem o título e a imagem –Procure utilizar imagens apelativas, diretamente relacionadas com o produto e títulos atrativos que se destaquem dos concorrentes.
  • Quanto mais cliques a sua campanha tiver, mais barato será o preço por clique e vice-versa. Portanto, crie material para o publico da rede, para maximizar seus ganhos e reduzir os custos.
  • Foco é tudo na vida – Utilize sempre a geolocalização e procure filtrar ao máximo a audiência dos seus anúncios. Não lhe interessa certamente anunciar para todo o público do Facebook, pelo que é recomendável que se restrinja ao público alvo da sua campanha..
  • O ideal é ter uma campanha para cada segmento – homens, mulheres, por idade e ainda por interesse. Isso feito, analise os resultados e veja qual é a melhor conversão. Lembre de criar canais na sua página final ou metas no seu Google Analytics e use esta informação no planejamento e produção.
  • Teste, teste, teste de novo – Antes de conseguir chegar à fórmula perfeita, é necessário que você realize muito e muitos testes. Como em qualquer campanha, é preciso testar muito até descobrir qual o tipo de anúncio que funciona melhor e que atrai o maior número de cliques.