Use o blog para aumentar suas vendas

Rosie, The Blogger, por Mike Litch, CC
Investir em conteúdo, além de “amarrar” seus visitantes no site, gera muitas visitas de pessoas que passarão a conhecer sua empresa e podem converter-se em clientes. Os blogs são a melhor maneira de produzir este conteúdo. E também podem ser ferramentas de venda.

O importante, antes de mais nada, é usar o blog como ferramenta de marketing – o que exige, como sempre, planejamento. É importante ter um canal que, antes da venda, ajude o consumidor a entender o produto, conhecer detalhes, descobrir vantagens. Ter um blog para a sua loja ajuda a fidelizar e garante um canal de comunicação permanente com os seus clientes. E para conquistar a conversão (seja uma venda, o preenchimento do formulário de contato ou outra ação definida por você) é preciso cuidar do conteúdo gerado.

Para seu conteúdo se destacar, existe a relevância: informação única, exclusiva, produzida sob medida para os seus objetivos. Que te destaca da concorrência e faz a diferença para quem lê. A relevância do conteúdo existente em seu site pode ser a diferença entre o visitante decidir pela sua empresa ou a do concorrente.

O blog é uma forma muito interessante de interagir com os visitantes, que podem comentar e dar sua opinião sobre os assuntos discutidos nos artigos publicados.

Além disso, o blog permite melhorar seu SEO – e quando as informações oferecidas são relevantes, ganha destaque para os robôs dos buscadores, melhorando sua posição na busca orgânica.

Para fazer um planejamento eficiente do seu conteúdo é preciso ter alguns pontos muito claros:

  1. Objetivo – para vender, vá além do produto. Compartilhar novidades do seu segmento, o conhecimento técnico da sua equipe, resolver dúvidas. Vale tudo, mas o foco é sempre o público-alvo, conquistar audiência e manter o equilíbrio entre o comercial e a informação. Blogs que só falam de seus produtos costumam ficar aborrecidos ao longo do tempo e não conquistam leitores fixos.
  2. Responsável pela atualização – produzir conteúdo requer tempo e muito trabalho. Escrever não é algo simples como parece. Se em sua empresa ninguém tem habilidade e vocação para isso, terceirize.
  3. Frequência de atualização – é importante ter um ritmo de publicação. Aqui no Blog do PagSeguro temos novos posts todos os dias úteis. Costuma ser uma boa ideia, quando há assunto suficiente.
  4. Conteúdo relevante – Como já dissemos, produzir conteúdo não é fácil. Com qualidade, é mais difícil. Aqui há ferramentas importantes: YouTube, Slideshare, Issuu, outros blogs. É importante sempre mostrar suas fontes, com links. E respeitar os direitos autorais.
  5. Escrever para a internet – Na web, além do português, é preciso saber usar palavras-chave. Você escreve ao mesmo tempo para o seu público e para o buscador.
  6. Distribuição de conteúdo Twitter, Facebook e demais redes sociais estão de braços abertos para o seu conteúdo – e costumam gerar tráfego para o blog. Além disso, há os agregadores – sites que reúnem links interessantes, como o UEBA – que são ótimos lugares para mostrar sua expertise e conquistar novos leitores.

Para melhorar suas vendas:

  • Crie um programa de afiliados em que os blogueiros podem indicar seus produtos em resenhas.
  • Use e abuse de links do blog para a loja – e vice-versa. Informação ajuda na decisão de compra.
  • Crie atalhos no blog para que o leitor já possa comprar direto de lá – sim, as compras na internet acontecem por impulso também, colabore com seu cliente!
  • Destaque promoções e oportunidades no blog (e use os atalhos de compra para ajudar o seu leitor)
  • Quando resenhar um produto, mostre a disponibilidade de estoque.

Imagem: Mike Litcht, CC

4 opiniões sobre “Use o blog para aumentar suas vendas”

  1. Bom dia,

    Sou totalmente leiga nessa área e estou iniciando um negocio de confecções, gostaria de saber se criando um blog comum que não é pago eu consigo incluir o pag seguro e vender ? Qual seria o melhor endereço para eu criar um blog ou site ou qualquer coisa que seja gratis??

    Tem uma taxa de adesão ao pag seguro além das % por venda ?

    Muito obrigada pela ajuda !

Os comentários estão encerrados.