5 importantes perfis de consumidor online e como falar com cada um deles

O e-commerce cresce a cada dia e pessoas de todos os tipos estão comprando pela internet. Mas, sem o contato direto com os consumidores, fica difícil de entender como eles reagem aos estímulos da sua marca. Para ficar por dentro do comportamento deles, aqui está uma lista com 5 perfis marcantes de compradores online:

1 – Compartilhadores abertos
Representam aproximadamente 21% dos consumidores online. Têm bom poder aquisitivo e gostam de compartilhar seus dados pessoais em troca de promoções e ofertas especiais. Acreditam que comprar na internet é extremamente vantajoso.
Já que gostam de ofertas personalizadas, e-mail marketings e redes sociais são uma ótima maneira de interagir com este perfil.

2 – Interativos simples
Este perfil, que compõe 21% dos consumidores online, usa bastante as redes sociais para se comunicar com outras pessoas, mas ainda sente um pouco de insegurança comprando na internet. Busca informações e valoriza a avaliação de outros consumidores, no entanto, ainda prefere lojas físicas.
Para conquistar este público, o ideal é realizar ações de engajamento, apresentando conteúdo e interações nas redes sociais.

3 – Compradores diretos
Também representam 21% das compras online e utilizam a internet especificamente para comprar ou pesquisar sobre produtos. Acreditam que o e-commerce evita os aborrecimentos de lojas físicas, como filas ou estacionamentos lotados.
Uma boa maneira de conquistar este perfil é através de ofertas personalizadas e que representem uma boa vantagem para eles.

4 – Usuários passivos
Correspondem a 20% dos consumidores online e usam muito pouco a internet, inclusive para acessar redes sociais. São conservadores e não costumam fazer compras online.
Com eles, não tem jeito, o negócio é marketing tradicional, como anúncios de jornal, revistas e rádio.

5 – Superprotetores
Representam 17% das compras online, estão sempre atentos e veem a internet como uma forma de poupar dinheiro e tempo. Não costumam compartilhar seus dados pessoais, pois sabem que eles serão usados para direcionar anúncios para eles.
Um público difícil de ser conquistado, o ideal é oferecer eficiência e conveniência em todos os contatos com eles e deixar que compartilhem dados pessoais quando se sentirem à vontade.

Agora, você já conhece os 5 principais perfis de consumidor online e está preparado para criar ofertas e divulgar sua loja virtual de maneira certeira e eficiente. Boa sorte!

Fonte: http://www.uolhost.uol.com.br/academia/noticias/2014/06/27/conheca-5-perfis-de-compradores-online–e-saiba-falar-com-eles.html#rmcl